Expansão

Desenvolvimento local

23/06/2016

A Votorantim Cimentos inaugurou hoje, 23 de junho, uma nova fábrica no Estado do Pará. Localizada no município de Primavera, a unidade terá capacidade de produção de 1,2 milhão de toneladas de cimento por ano, da marca Poty, e abastecerá o mercado das regiões Norte e Nordeste. A instalação da planta reforça a solidez e a capilaridade da empresa, que se posiciona em mercados estratégicos e com alto potencial de crescimento.
Com investimento estimado em R$ 860 milhões, a unidade de Primavera foi construída com a mais moderna tecnologia e em sintonia com os pilares de Sustentabilidade da empresa. “A fábrica é parte de um importante plano de investimento do Grupo. Mesmo diante do cenário desafiador, seguimos em frente com a visão de longo prazo e a confiança no desenvolvimento do País e, principalmente, da Região Norte”, explica o diretor-presidente da Votorantim Cimentos, Walter Dissinger.
A Votorantim Cimentos também investe na mão de obra local e valoriza os talentos da região, oferendo cursos de qualificação profissional e capacitação técnica. Durante a fase de construção da fábrica, foram gerados 1,2 mil postos de trabalho. Com o início da operação, são gerados 270 empregos diretos e indiretos, dos quais 80% são paraenses.
Além de incrementar a geração de emprego e renda, a companhia reforça seu compromisso de longo prazo, investindo no desenvolvimento socioeconômico de Primavera. A empresa tem reforçado suas diretrizes de responsabilidade social, por meio de investimentos sociais voluntários e também por meio do Acordo de Cooperação Técnica, assinado em 2011 entre a Votorantim Cimentos, Instituto Votorantim e Prefeitura Municipal, envolvendo ações nas áreas de infraestrutura pública, planejamento urbano, saúde, educação e qualificação da gestão pública municipal, além de fomento a cadeias produtivas.
Por meio das iniciativas previstas no Acordo e de seu Plano de Investimento Social Externo, a organização mantém investimentos superiores a R$ 10 milhões no município. Entre eles, a reconstrução de uma nova estrutura para a Biblioteca Municipal Ruth Passarinho e a reforma e ampliação das escolas municipais José Pereira Gomes e Manoel Antonio Leite, todas entregues para a população em 2015. A construção do Centro Municipal de Saúde, com capacidade de seis mil atendimentos mensais, também é um compromisso firmado por meio do Acordo. O empreendimento será inaugurado no segundo semestre deste ano.
Além disso, a Votorantim Cimentos disponibilizou uma ambulância para a cidade e investiu na elaboração do Plano Diretor Municipal, por meio do programa Apoio à Gestão Pública. Integra ainda o Acordo de Cooperação Técnica o programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), que visa contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios nos quais a Votorantim Cimentos atua. Já o programa VIA tem como proposta contribuir para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social.
Para fomentar o desenvolvimento das pequenas cadeias produtivas, a Votorantim Cimentos de Primavera criou, por meio do Acordo, uma cooperativa agrícola para aprimorar as condições de trabalho e geração de renda para os agricultores familiares da Cooperativa de Agricultores Familiares de Primavera (Cooprima).
A Votorantim Cimentos estimula também a qualificação das mulheres da Associação das Famílias Unidas de Jabaroca – Flor do Campo, por meio de cursos de capacitação para as associadas aperfeiçoarem a produção artesanal de peças em cerâmica.

Desenvolvimento local
Compartilhe esse post:

Comentários