Distribuição reforçada

Crescimento à vista

26/10/2016

A Distac, distribuidora com sede em Pernambuco, inaugurou, em setembro, seu novo Centro de Distribuição (CD), desta vez, em Timon, no Estado do Maranhão. Com investimento para construção civil, equipamentos e caminhões em torno de R$ 35 milhões, a unidade tem área total de 56 mil m² e área construída de 16.300 m², devendo atender aos Estados Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins. “A expectativa é que propicie um crescimento das vendas nas regiões atendidas de pelo menos 50% nos próximos 12 meses”, afirma Carlos Aurélio Nunes, diretor da empresa.
O quarto CD da companhia conta com 32 docas, pé direito de 12m e Flow Rack (sistema de esteiras para composição dos pedidos) de, aproximadamente, 4,2 mil posições, 12,8 mil posições de paletes e três andares de estruturas de armazenagem, para a distribuição de um mix de, aproximadamente, 7 mil itens de 160 marcas.
O empreendimento foi desenvolvido com moderna tecnologia, com uso de LED em sua totalidade, piso sem junta de dilatação e calha interna protentida.
A unidade contará com cerca de 200 colaboradores internos, fora representantes, inicialmente, e 40 veículos, do quais 30 foram recentemente adquiridos e dez serão transferidos do Centro de Distribuição de Serra Talhada (PE).
Nunes explica que a localização é um dos pontos altos do novo CD. Timon separa-se por uma ponte da cidade de Teresina, a capital do Piauí, e está cerca de 400km de São Luís (MA). “Já cobríamos esta área há 20 anos, a partir do Centro de Distribuição de Serra Talhada, a 700 km de distância. Agora, fica mais próximo, com localização geográfica interessante e ganhos de produtividade”, afirma. As operações começaram no início de outubro e permitirão a redução do tempo de entrega para 24h a 48h, contra até sete dias anteriormente.
O projeto é o primeiro de uma série de investimentos programados e uma forma de enfrentar o momento de crise, ainda que com cautela. “O mercado está complicado, com resultados irregulares a cada mês. Estamos buscando alternativas para superar as dificuldades. A melhoria do clima com a política ainda não se reflete nas vendas”, avalia Nunes. A perspectiva é que 2017 apresente leve melhora.
O planejamento da empresa prevê a construção de outros Centros de Distribuição, a começar pelo de Amélia Rodrigues, na Bahia, já com todos os projetos aprovados, que deverá ser inaugurado em 2018. Já operam os CDs de Serra Talhada, Maceió (AL) e Eusébio (CE), que possibilitam atender a nove Estados do Nordeste e dois do Norte do País.
A Distac é o braço de distribuição do Grupo Tupan, que atua também no varejo com sete lojas Tupan instaladas em Maceió, Recife (PE), Caruaru (PE) e Serra Talhada. Há planos de abertura de mais duas unidades em Pernambuco no próximo ano. O segmento atacadista representa, atualmente, entre 55% e 60% dos negócios da empresa e o restante – entre 40% e 45% - ao varejo. 

Crescimento à vista
Compartilhe esse post:

Comentários