Queda na receita

Período desafiador

27/10/2016

A Paranapanema registrou receita líquida total de R$ 1,1 bilhão no terceiro trimestre deste ano, uma diminuição de 18% em relação ao segundo trimestre deste ano. A redução foi ocasionada, principalmente, pelo menor volume de produção de cobre devido à manutenção de rotina realizada em agosto na fábrica de Dias D´Ávila (BA) e consequente queda de vendas de cobre primário.
Um dos destaques da empresa no trimestre foi o aumento da participação no mercado interno, responsável por 43% da receita líquida e equivalente a 49% do volume de vendas. O aumento da comercialização no mercado nacional sinaliza uma tendência de melhores retornos para a companhia. Já o mercado externo foi responsável por 57% da receita líquida e 51% do volume de vendas.
A queda de vendas em 59% de cobre primário no mercado externo em relação ao terceiro trimestre do ano passado, somada à desvalorização do dólar no período, também potencializou as vendas no mercado brasileiro, com foco em produtos de cobre que proporcionam melhores margens para a empresa. “Em relação ao desempenho operacional da companhia, tivemos um trimestre desafiador, com impactos da parada de manutenção da fábrica de Dias D´Ávila e das restrições de crédito e capital de giro”, afirma Christophe Malik Akli, presidente da Paranapanema. “No terceiro trimestre demos continuidade às negociações com os principais credores, visando o reperfilamento da dívida, e aprofundamos as discussões de alternativas de injeção de liquidez de caixa e de melhoria da estrutura de capital”, acrescenta.
O volume de vendas total no trimestre atingiu 60.3 mil toneladas, redução de 22% em comparação ao mesmo período de 2015 em função da retração de produção de cobre primário, parcialmente compensada pelo aumento de vendas de produtos de cobre, que apresentou aumento de 6%. Em cobre primário, foram comercializadas 16.397 mil toneladas de junho a setembro, enquanto em produtos de cobre, 43.868 mil toneladas. Em coprodutos, o volume de vendas atingiu 207 mil toneladas, queda de 18% comparada ao mesmo trimestre do ano passado, compondo 141 mil toneladas de ácido sulfúrico, 65 mil toneladas de escória e 213 toneladas de lama anódica.

Período desafiador
Compartilhe esse post:

Comentários