Hydro e Albras realizam feira com projetos de jovens da Amazônia
Texto: Redação Revista Anamaco
A Hydro e a Albras realizam, em 03 de maio, no Boulevard das Feiras, na Estação das Docas, em Belém (PA), o evento Summit Embarca Amazônia - Feira de Negócios Sustentáveis. Aberto ao público, tem a execução do Centro de Empreendedorismo da Amazônia e apoio das Prefeituras Municipais e outras instituições locais.
Ao todo, 88 jovens atendidos pelo programa dos municípios paraenses de Paragominas, Ipixuna, Tomé-Açu, Abaetetuba, Moju, Acará e Barcarena e 35 modelos de negócios apoiados pelo Embarca Amazônia, deverão apresentar seus negócios, produtos e ideias nos segmentos de açaí, mel, gastronomia, artesanato, agricultura, turismo, cosméticos, artesanato, cacau, mandioca e economia criativa.
O objetivo é fomentar o empreendedorismo local e dar a oportunidade para que os jovens apresentem seus projetos para possíveis investidores e parceiros, como empresas, poder público e instituições de ensino.
Esses jovens e seus protótipos de negócios passaram por um processo de seleção que obteve 980 jovens selecionados na primeira etapa. Na segunda etapa, as melhores ideias foram escolhidas para seguir nas fases de capacitação, que envolveram oficinas de educação empreendedora e negócios capazes de gerar renda de maneira sustentável na Amazônia.
Em fevereiro, os mesmos jovens passaram por uma preparação no Centro de Empreendedorismo da Amazônia para aprimorar a capacidade de apresentar e vender suas ideias de negócios no Summit Embarca Amazônia. “O investimento social da Hydro e Albras em negócios sustentáveis é muito importante para o futuro da região. Baseados na metodologia do design thinking, o Embarca busca apoiar o desenvolvimento de ideias de negócios sustentáveis com foco nos recursos da floresta e na biodiversidade. Assim, continuamos fazendo a diferença para as pessoas, o meio ambiente e os negócios”, avalia Eduardo Figueiredo, diretor de Sustentabilidade & Impacto Social da Hydro.