Hydro participa pela primeira vez e conquista certificação Great Place To Work
Texto: Redação Revista Anamaco
A Hydro participou pela primeira vez da pesquisa e recebeu a certificação da consultoria internacional Great Place To Work (GPTW). A chancela é concedida a partir de levantamento realizado com os funcionários e avalia diversos fatores do clima organizacional, como confiança na liderança da empresa, orgulho, inovação e ambiente de trabalho.
A companhia se destacou no quesito orgulho e pertencimento dos colaboradores, que afirmaram ter orgulho de contar a outras pessoas que trabalham na Hydro e recomendariam a empresa para amigos e familiares como um excelente lugar para trabalhar.
Nelia Lapa, vice-presidente de RH, Comunicação, Saúde e Segurança da Hydro no Brasil, salienta que a empresa está muito satisfeita com a conquista, que é fruto do reconhecimento do trabalho no cuidado com os funcionários e nos investimentos para proporcionar um ambiente acolhedor e confiável. “A obtenção da certificação nos traz a confirmação de estarmos no caminho certo, pois destaca muitos pontos positivos e também oportunidades para melhoria contínua no clima organizacional. O nosso objetivo principal não é a chancela em si, mas a certeza de que nossas pessoas possuem o sentimento de pertencimento e que estamos promovendo um ambiente de trabalho inclusivo, que permite o desenvolvimento de todos os nossos funcionários”, ressalta.
Para conquistar a certificação, os colaboradores da empresa responderam à pesquisa, entre os dias 04 e 26 de maio. Foram convidados a participar todos os funcionários das unidades da Hydro no Brasil - no Pará, em São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
A executiva lembra que, no último ano, o foco na diversidade e inclusão foi uma das principais prioridades da Hydro para melhorar o ambiente de trabalho. Segundo ela, uma frente importante desse trabalho é o Programa de Diversidade, Inclusão e Pertencimento (DIP), que reconhece as necessidades de grupos específicos, como gênero, pessoas com deficiência, raças e etnias, pessoas LGBTQIA+, gerações, e promove diversas ações para oferecer um ambiente de trabalho que respeita e acolhe as diferenças. “A iniciativa traz inúmeros benefícios ao clima organizacional, promove a colaboração entre times, a redução de conflitos, além de melhorar a receptividade para novas ideias e inovação no trabalho”, pontua.
Neila frisa que a Hydro Brasil investiu, fortemente, em políticas voltadas para equidade de gênero. Como resultado, em 2022, 49% das contratações da companhia foram pessoas que se identificam com o gênero feminino. A empresa tem a meta global de aumentar a representação deste público em suas equipes para 25% até 2025. No Brasil, a companhia atua em diferentes frentes para atingir este objetivo: abertura de vagas afirmativas, criação de um programa de trainee voltado especificamente para pessoas que se identificam com o gênero feminino e Programas de Estágio e Jovem Aprendiz com, no mínimo, 50% de mulheres entre os selecionados.
Além disso, a empresa tem investido no desenvolvimento da liderança feminina e na capacitação da mão-de-obra feminina nas localidades próximas às suas operações para que possam competir pelas vagas, em igualdade, com os homens.
Foto: Divulgação