Impactada pelo Covid-19, confiança empresarial recuou em março - Revista Anamaco

Confiança em baixa

Impactada pelo Covid-19, confiança empresarial recuou em março

Texto: Redação Revista Anamaco

Impactado pela pandemia de coronavírus (Covid-19), o Índice de Confiança Empresarial (ICE) da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) caiu 6,5 pontos em março, para 89,5 pontos, menor nível desde setembro de 2017 (88,5 pontos). Com o resultado, a média do primeiro trimestre de 2020 terminou 1,1 ponto inferior à média do trimestre anterior. Em médias móveis trimestrais, o índice caiu 2,2 pontos e inverteu a tendência ascendente iniciada em agosto do ano passado.
O ICE consolida os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas Sondagens Empresariais produzidas pela entidade: indústria, serviços, comércio e construção.
O índice que retrata a situação corrente dos negócios (ISA-E) recuou 0,8 ponto em março, para 91,7 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE-E) cedeu 14,9 pontos, a maior queda desde outubro de 2008, passando de 102,6 pontos, zona de neutralidade, para 87,7 pontos, zona de pessimismo. Além disso, neste mês, o IE-E fechou abaixo do ISA-E, algo que não acontecia desde setembro de 2015.
A confiança de todos os setores integrantes do ICE recuaram em março. As maiores quedas ocorreram nos setores de serviços e comércio, com recuos de 11,6 e 11,7 pontos, respectivamente, seguidos da indústria e construção, com variações negativas de 3,9 e 2,0 pontos. Todos os setores foram influenciados principalmente pela deterioração das expectativas, com destaque às do comércio, que despencaram 24,3 pontos. Em médias móveis trimestrais, todos os setores também recuaram no mês.
A confiança recuou em 40 dos 49 segmentos que integram o ICE (82% do total), um número bem superior aos 21 do mês anterior (43%).

Foto: Adobe Stock

Impactada pelo Covid-19, confiança  empresarial recuou em março
Compartilhe esse post:

Comentários