Importantes dicas para o varejo - Revista Anamaco

Núcleo de conteúdo varejo 2024

Importantes dicas para o varejo

Texto: Redação Revista Anamaco

Uma das principais atraçoes da Feicon 2024, o Núcleo de Conteúdo promovido pela Grau 10 Editora/Revista Anamaco, em parceria com a RX Brasil, organizadora do evento, tem chamado a atenção dos visitantes da exposição. Ontem (02/04), primeiro dia da programação, o público lotou a arena montada no pavilhão, para acompanhar as palestras sobre temas de grande relevância para o varejo de material de construção. Entre eles, estão dicas para que o lojista organize melhor o ponto de venda, mantenha os colaboradores motivados e utilize com eficiência os canais digitais para atrair o consumidor e otimizar os resultados.
A primeira palestra do dia, com o tema: "Digitalização na reposição de estoques: Autonomia, Inteligência e Empoderamento do Varejo da Construção Civil", foi ministrada pela CEO da Juntos Somos Mais, Juliana Carsoni.
Ela ressaltou que a tecnologia pode acelerar o desenvolvimento do varejo, lembrando que o Brasil tem um alto potencial de digitalização. "No país, temos mais smartphones do que pessoas e, se o nosso público está conectado, precisamos estar conectados também", afirmou. 
Juliana frisou que a tecnologia pode auxiliar para que se compre com mais eficiência, melhoria na gestão de estoques e no suporte ao atendimento ao consumidor. "Conheça o seu cliente, organize seus dados e coloque essas informações nas mãos de quem está atendendo seus clientes", concluiu.
O poder da prevenção
Na sequência, o tema em destaque foi: “O Poder da Prevenção”, apresentado pelo professor, palestrante e criador do Prevenção de Perdas Brasil, Anderson Ozawa. Logo no início, ele fez um alerta importante para lojistas de todos os portes: pesquisa realizada em 2022 indicou que, no varejo de modo geral, 1,48% do faturamento líquido é subtraído por conta de perdas, o que representa um prejuízo de 32 bilhões de reais. 
As maiores perdas são operacionais, administrativas, comerciais, de imagem e produtividade. De acordo com Ozawa, as rupturas são muito frequentes no varejo brasileiro, atingindo o percentual de 15% do faturamento, o que provoca enormes prejuízos financeiros. Uma dica importante para o lojista, é que deve fazer constantes inventários. "Você não confere a sua conta bancária frequentemente? Então por que não conta o que tem na sua área de vendas e no estoque? Isso pode gerar lucro ou prejuízo", ensinou, destacando, ainda, que custa muito menos usar tecnologias para prevenir perdas do que para aumentar as vendas.  
Tendências do varejo mundial
Logo em seguida, o público acompanhou a palestra: "As mais recentes tendências do varejo mundial". O palestrante, Paulo José, é diretor de Marketing e Estratégia do Hub375 e atua há 25 anos com Inteligência de Mercado, Constumer Experience e Marketing. Durante a apresentação, ele mostrou tendências apresentadas na NFR 2024, uma das maiores exposições mundiais na qual são apresentadas novidades do varejo. Ele pontuou que a customização deve ganhar cada vez mais força, o que conceito chamado de: "na mão do cliente". Um exemplo citado foi o de da Nike, que tem lojas com espaços nos quais os consumidores podem reparar e personalizar os produtos. "As lojas não podem mais ser apenas um local de compra. As pessoas querem a individualização", disse José. O palestrante realçou, ainda, que a Inteligência Artificial também vem ganhando força e apresenta recursos que, quando bem utilizados, podem ser muito bem-vindos. "Essa ferramenta tem tudo para melhorar e aperfeiçoar o atendimento, trazendo muitos benefícios ao varejo", afirmou. 
Capacitação contínua e a experiência do consumidor
A palestra seguinte, com o tema: "Capacitação contínua, alta performance e a experiência do consumidor", foi ministrada por Roberto Hentzy, CEO do Parceiro da Construção - ambiente digital com oportunidades gratuitas para formação na área de construção ivil por meio de cursos com certificado. 
Segundo ele, é imperativo que hoje o aprendizado seja contínuo e usado para a correta tomada de decisões. "Houve mudanças no ciclo tradicional de estudar, trabalhar e se aposentar. O modelo de carreira multifacetada permite ao profissional desenvolver diferentes habilidades, assim como ampliar suas opções de fonte de renda e de atuação profissional", comentou Hentzy, acrescentando que, hoje em dia, o varejo não deve manter foco apenas nos atributos do produto, ter baixa compreensão das necessidades dos clientes e manter abordagens frias e sem personalização. "É fundamental compreender as dores e necessidades dos consumidores, oferecer soluçoes personalizadas e uma abordagem mais consultiva", explicou o CEO do Parceiro da Construção. Para isso, a capacitação contínua é essencial. "O conhecimento permite a melhoria da experiência ao cliente, reduz dispersão de performance e gera resultados consistentes e oportunidades de crescimento profissional", concluiu Hentzy.
Varejo x tecnologia
Encerrando a programação do primeiro dia, Margaret Candossim, sócia-proprietária do escritório Candossim e Cabana (SP), consultora em Marketing & Vendas, especialista em Comunicação e Merchandising para o varejo da Construção, destacou o tema: "Varejo x Tecnologia - parceria que gera resultados". Segundo ela, as lojas podem aumentar produtividade e resultados a partir de recursos inteligentes: tanto na gestão, com controles mais efetivos quanto no monitoramento de performance, gerenciamento de estoques e sistemas de automação que facilitem o atendimento dos clientes.'
Segundo Margaret, a nova função das lojas físicas é envolver o consumidor em todos os aspectos da compra, tornando a experiência imersiva e relevante. "O ponto de venda torna-se uma representação tridimensional e multisensorial da marca. É a principal forma de se relacionar com fornecedores e consumidores", ressaltou. A palestrante lembrou, também, que cada vez mais é imprescindível  estar atento às novas tendências, que afirmam a necessidade de um olhar atento aos idosos, aos novos formatos das famílias brasileiras, curadoria com foco em serviços, otimização de espaços, oferecimento de experiências reais de compra e consolidação do modelo crossmedia. A especialista em varejo reforçou a necessidade do uso das melhores tecnologias para oferecimento das melhores experiências e otimizaçao das operações e dos negócios. "Com demanda por tecnologia é preciso se diferenciar para se destacar", finalizou. 
Foto: Marcio Nami/Grau 10 Editora
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