Crédito

Inadimplência com cheques recua

O Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos apontou um recuo de 11% no volume de cheques devolvidos em relação aos compensados, na comparação com julho.
Segundo o levantamento, em agosto, foram devolvidos 19,6 cheques a cada mil compensados, ou seja, de todos os cheques compensados no País, 1,96% foram devolvidos. Em julho, por sua vez, esse percentual foi de 2,21%. Vale lembrar que o cheque é considerado desprovido de fundos a partir de sua segunda devolução.
A melhora da conjuntura econômica, acompanhada pelo crescimento do emprego, principalmente o formal, são fatores atribuídos pelos analistas da entidade para a redução no número de cheques devolvidos.
O efeito calendário, com os dois dias úteis a menos em agosto, também é mencionado como facilitador do decréscimo. Já na variação entre o acumulado de janeiro a agosto de 2009 sobre o mesmo período do ano passado, a inadimplência com cheques cresceu 14,2% ante os compensados. Nos oito primeiros meses do ano, foram devolvidos 22,5 cheques por mil compensados (2,25% de inadimplência com cheques), ao passo que em igual acumulado do ano anterior, foram 19,7 cheques devolvidos por mil compensados (1,97% de devoluções).
A alta no volume de cheques sem fundos também é verificada na variação anual, agosto de 2009 sobre agosto de 2008, com 8,9% de crescimento. No oitavo mês do ano anterior, foram devolvidos 18 cheques a cada mil compensados (1,8%).
Os especialistas destacam que o cheque foi a alternativa do varejo para financiar seus clientes durante o período mais crítico da crise - o 1º trimestre do ano -, quando a inadimplência alcançou 23,6 cheques devolvidos a cada mil compensados, ou 2,36%, recorde histórico. No 2º trimestre, o indicador era de 22,5 devolvidos (2,25%). Agora, no 4º bimestre (julho e agosto), o resultado é de 20,8 devolvidos, ou 2,08%.

Inadimplência com cheques recua
Compartilhe esse post:

Comentários