Inadimplência deve continuar caindo
O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor caiu 0,7% em agosto, a oitava queda mensal consecutiva. Com esse recuo, o indicador atingiu o valor de 97,9, o menor desde março do ano passado, quando o indicador registrou o patamar de 97,7.
As sucessivas quedas do indicador e o seu rompimento abaixo do nível 100, a partir de maio deste ano, sinaliza que a atual trajetória de redução dos níveis de inadimplência bancária das pessoas físicas (percentual da carteira de crédito com atraso superior a 90 dias) deverá continuar durante o quarto trimestre de 2009 e o primeiro trimestre de 2010. Isto decorre do fato do Indicador Serasa Experian de Perspectiva possuir um horizonte de previsão médio de seis meses adiante.
A retomada da geração líquida positiva de postos de trabalho no mercado formal de mão-de-obra e a própria recuperação cíclica da economia brasileira estão entre os fatores que determinarão o comportamento descendente da inadimplência do consumidor pelos próximos meses.