Inadimplência dos consumidores em alta
O Indicador Serasa Experian de Inadimplência de Pessoa Física mostra que, no acumulado de janeiro a abril de 2009, houve uma elevação de 10,8% na inadimplência dos consumidores, na comparação com o primeiro quadrimestre de 2008. A alta também é observada na variação anual (abril de 2009 sobre abril de 2008), com 8,9% de aumento.
Apesar das elevações, os técnicos da Serasa Experian apontam que tais crescimentos são menores que os observados em março último. No primeiro trimestre, na relação com o mesmo período do ano passado, a alta foi de 11,4%, enquanto na variação de março de 2009 sobre março de 2008, o avanço foi de 16,6%. Contudo, apura-se que a inadimplência do consumidor está crescendo, porém em ritmo inferior ao registrado nesse início de ano.
Para os analistas, o principal fato que ainda pressiona a inadimplência de maneira determinante é o desemprego em elevação, como consequência da crise financeira global e da menor atividade econômica doméstica.
Além disso, o maior endividamento de parte da população, sobretudo no longo prazo, e a utilização intensiva do cheque especial e do rotativo do cartão de crédito, criam problemas no equilíbrio do orçamento doméstico. Já na relação de abril sobre março, o indicador apontou uma queda de 9,5%. Foi o maior recuo registrado desde junho de 2006. No entanto, os especialistas atribuem a queda ao efeito calendário (foram 20 dias úteis em abril, contra 22 em março).
Nos quatro primeiros meses deste ano, o ranking da inadimplência foi liderado pelas dívidas com os bancos, com 43,5% de participação no indicador. Na segunda colocação estão as dívidas com cartões de crédito e financeiras, com 37,1%. Em seguida aparecem os cheques devolvidos, com 17,5% e, fechando o ranking estão os títulos protestados, com representatividade de 1,9%.