Economia

Inadimplência recua

A inadimplência do consumidor caiu 0,5% em outubro, na comparação com igual mês do ano anterior. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, o índice representa a primeira queda na comparação anual em 2009.
Em outubro do ano passado, o Brasil vivia um dos piores momentos da crise mundial, com a queda do consumo, da produção e do crédito. Já no mesmo mês deste ano, os sinais de recuperação da economia têm favorecido a queda gradual da inadimplência, segundo os analistas da Serasa Experian. Já na comparação mensal, outubro contra setembro, o indicador apontou ligeiro crescimento de 0,4%, devido às compras no Dia das Crianças.
A chegada do 13º salário, considerando que o emprego com carteira assinada é crescente, deverá contribuir para a redução da inadimplência até o final do ano. Na comparação entre os períodos acumulados de janeiro a outubro deste ano com 2008, a inadimplência registrou alta de 7,9%.
De janeiro a outubro, as dívidas com bancos lideraram o ranking de representatividade da inadimplência do consumidor, com participação de .44,6%. Em seguida, estão as dívidas com cartões de crédito e financeiras (36,2%). Em terceiro lugar, aparecem os cheques sem fundos, com 17,3%. Encerram o ranking os títulos protestados, com 1,9%.

Inadimplência recua
Compartilhe esse post:

Comentários