Indicador de nível de atividade da indústria paulista sobe 0,6%, aponta Fiesp
Texto: Redação Revista Anamaco
O Indicador de Nível de Atividade (INA) da indústria paulista de transformação subiu 0,6% em abril em relação a março, na série com ajuste sazonal. Já na série sem ajuste, o indicador avançou 4,7% no mês e 0,6% no acumulado do ano.
O resultado do mês é reflexo do avanço da variável de vendas reais (0,9%) e das horas trabalhadas pela produção (0,1%). Os salários médios reais e o Nível de Utilização da Capacidade Instalada recuaram 0,2% e 0,5% p.p., respectivamente. Os dados são Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp).
A pesquisa Sensor de maio, também produzida pelas entidades, ficou abaixo dos 50 pontos pela primeira vez no ano ao marcar 47,9 pontos, queda de 2,1 pontos, na leitura com ajuste sazonal, sinalizando recuo da atividade industrial para o mês.
Dos indicadores que compõem o Sensor, a variável de vendas recuou para 51,5 pontos em maio, o que representa queda de 2,9 pontos. Houve desaceleração, também, para a variável que capta as condições de mercado, passando a 50,8 pontos. Acima dos 50,0 pontos indica expectativa de melhora das condições de mercado.
Para o indicador de emprego, houve queda de 1,8 ponto para 48,7 pontos. Resultado abaixo dos 50 pontos indica expectativa de demissão para o mês. O indicador de investimentos recuou 0,5 pontos, passando para 48,6 pontos, apontando para queda moderada nos investimentos. Já o indicador de estoques marcou 37,9 pontos, ante os 46,1 pontos em abril, o que significa que os estoques estão muito acima do nível desejado.
Foto: Adobe Stock