Índice Abramat sobe
O Índice de Vendas Abramat, da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção, mostra que, em julho, o faturamento total deflacionado das vendas de material de construção no mercado interno registrou elevação de 1% com relação a junho. Na comparação com julho do ano passado, o indicador mostra crescimento tímido de apenas 0,3%. Já no acumulado do ano, em relação ao mesmo período de 2011, o indicador acumula alta de 2,2%.
Walter Cover, presidente da entidade, explica que, caso as vendas em agosto continuem em ritmo baixo, a indústria de material irá novamente reduzir a previsão de fechamento do ano, que era de 4,5% no inicio de 2012 e que é de 3,4% no momento", observa Cover.
O executivo reforça que, para reverter este quadro atual, é importante que o Governo Federal aprove o pleito da entidade em desonerar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de todo o material de construção. Além disso, é importante que se estenda, também, o prazo da desoneração do material que já constam na lista para além de dezembro de 2012.