Indústria de matcon recua 7% em 2022 - Revista Anamaco

Índice Abramat

Indústria de matcon recua 7% em 2022

Texto: Redação Revista Anamaco

A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou, hoje - 16 de janeiro -, a nova edição da sua pesquisa Índice, estudo realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sobre as vendas de material de construção em todo o País.
De acordo com o levantamento, em dezembro, a indústria do setor registrou retração de 1,9% em relação a novembro. Já na comparação com o mesmo mês de 2021, a queda é de 8,7%. Com esse resultado, o setor registrou queda acumulada de 7% em 2022. Nesse cenário, o faturamento deflacionado do material básico diminuiu em 6,9%, enquanto o de material de acabamento apresentou recuo de 7,4% no ano passado.
Rodrigo Navarro, presidente da Abramat, observa que as seguidas quedas no faturamento, que culminou na retração em 2022, acendem um sinal de alerta para o setor, mas frisa que todo o contexto precisa ser analisado. "São inúmeros fatores que levaram nosso setor a sofrer com quedas constantes e significativas. Podemos citar o elevado endividamento das famílias em um contexto de orçamento doméstico mais disputado com gastos com alimentação, o que tem deprimido a demanda por materiais. A taxa de juros em patamar ainda elevado (13,75%) e a inflação de 2022 que fechou em 5,79% (IPCA). Outro fator é a indefinição a respeito das políticas fiscais e econômicas a serem desenvolvidas pelo próximo Governo Federal. De todo modo, as projeções da FGV indicam crescimento de 2% em 2023”, finaliza.

Foto: Adobe Stock

Indústria de matcon recua 7% em 2022
Compartilhe esse post:

Comentários