Indústria de material de construção encerra 2018 com crescimento
Texto: Redação Revista Anamaco
A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) acaba de divulgar a edição da pesquisa do Índice Abramat com os dados de dezembro. De acordo com o levantamento, após três anos de queda no faturamento deflacionado, o segmento apresentou, em 2018, crescimento de 1,2% em relação a 2017. Comparado a novembro, o último mês do ano apontou resultado 0,2% superior e sobre dezembro de 2017 registrou queda de 2,5%.
O estudo mostra, ainda, que, nos últimos 12 meses (dez/17 a dez/18), comparados ao mesmo período do ano anterior, o número de vagas de emprego nas empresas apresentou alta de 1,7%. Em relação a dezembro/2017, a elevação de empregos do setor é de 2,5%, enquanto que a comparação com novembro de 2018 houve incremento de 0,1%.
Na avaliação da entidade, o crescimento é relevante e trata-se de um indício mais forte da recuperação do setor, uma vez que até a última edição da pesquisa, com os dados até novembro, a variação de empregos no acumulado do ano que terminou ainda era de queda de 0,7%. “O ano de 2018 foi de retomada para nós. O consumo no varejo movimentou os estoques e o resultado foi de crescimento, ainda que tímido, revertendo a sequência negativa estabelecida nos últimos três anos”, explica Rodrigo Navarro, presidente da Abramat.
Navarro acrescenta que fechar o ano com aumento também na oferta de empregos é um sinal mais contundente não só de recuperação em termos de faturamento, mas também de uma retomada na importância socioeconômica do setor para a população. “Seguiremos, enquanto associação, promovendo o debate e conhecimento sobre as propostas da indústria de material de construção, que em 2019, deve manter um crescimento sustentável”, acredita o executivo.
Foto: Adobe Stock