Indústria em recuperação
De acordo com dados da Associação Brasileira da Índústria de Materiais, o Índice de Vendas Abramat continua em trajetória de alta. Em março, o indicador registrou elevação de 4,12% nas vendas internas de material de construção em relação ao mês anterior. Já na comparação com março de 2010, as vendas apresentam desaceleração de 5,82%.
Esse desempenho, na análise da entidade, reflete o número reduzido de dias úteis no período, com a realização tardia do feriado de Carnaval. Com o resultado de março, o indicador registra, nesse primeiro trimestre, crescimento de 1,77%, em comparação a igual período de 2010.
A partir da análise dos resultados atingidos de janeiro a março e das revisões para baixo nas previsões de crescimento do Produto Interno Brasileiro (PIB) brasileiro e do PIB da construção civil, a previsão de crescimento das vendas de material no ano de 2011, na comparação com o ano de 2010, foi revisada e aponta agora para 7% de crescimento. "Isso não significa que o desempenho será ruim, visto que a indústria de materiais recuperou o desempenho do período pré-crise. O setor continuará crescendo, mas em níveis que acompanharão o desenvolvimento da economia brasileira", conclui Melvyn Fox, presidente da Abramat.