Indústria inicia 2024 mais otimista, aponta pesquisa da CNI
Texto: Redação Revista Anamaco
De acordo com pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o empresário da indústria entrou em 2024 mais otimista. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) avançou 2,2 pontos, de 51,0 pontos para 53,2 pontos, entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024. O indicador varia de 0 a 100, com uma linha divisória de 50 pontos, valores abaixo dessa linha representam falta de confiança dos empresários e acima apontam confiança. Para esta edição, foram entrevistadas 1.271 empresas.
Larissa Nocko, economista da entidade, explica que o resultado demonstra que a indústria iniciou o ano com a confiança mais intensa e disseminada, depois de subir em dezembro e janeiro. "Tipicamente, nos meses de janeiro a confiança registra um patamar mais alto em relação ao restante do ano, mas vale destacar que o índice começou o ano 4,6 pontos acima de janeiro de 2023", frisa.
O ICEI é composto por dois indicadores: um que mede a percepção da indústria sobre as condições atuais e outro que mede as expectativas. Sobre as Condições Atuais, o índice avançou 1,5 ponto, para 48,3 pontos. Segundo o estudo, por estar abaixo dos 50 pontos, ele mostra percepção de piora em relação aos últimos seis meses. Embora a avaliação dos empresários com relação às condições atuais de uma forma geral seja negativa, a avaliação com relação às próprias empresas deixou o campo negativo, ao passar para 50,2 pontos.
O Índice de Expectativas, por sua vez, subiu 2,6 pontos, para 55,7 pontos, e mostra otimismo da indústria para os próximos seis meses. Em particular, as expectativas sobre a economia brasileira para os próximos seis meses deixaram o campo pessimista na passagem de dezembro de 2023 para janeiro de 2024. O índice de expectativas relativo à economia brasileira registrou avanço expressivo no mesmo período, de 46,3 pontos para 50,1 pontos.
Foto: Adobe Stock