Economia

Indústria melhora emprego e renda

A indústria do Rio de Janeiro teve recuo de vendas de 9% em abril na comparação com março, mas apresentou crescimento de 2,2% nas horas trabalhadas; 0,2% no pessoal ocupado e 1,4% na massa salarial. Todos os números estão com ajuste sazonal. Apesar da queda, o resultado é próximo ao dos dois primeiros meses do ano, o que afasta a hipótese de um recuo adicional da atividade.
Os dados são da pesquisa Indicadores Industriais, divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). As demais comparações nas vendas foram negativas: queda de 21,8% frente a abril de 2008 e de 18% no primeiro quadrimestre em relação ao mesmo período do ano anterior.
Nas horas trabalhadas, há recuo de 4,2% na comparação com abril de 2008 e de 5,4% na quadrimestral. Em pessoal ocupado foi registrada alta de 0,2% em relação a abril do ano passado e de 0,96% no quadrimestre. A massa salarial subiu 2,7% em 12 meses e caiu 1,2% considerando os primeiros quatro meses do ano.
A utilização da capacidade instalada com ajuste sazonal, por sua vez, apresentou estabilidade, totalizando 79,3%. No primeiro quadrimestre do ano, a média foi de 79,27%, abaixo da média do mesmo período do ano anterior (80,09%).

Indústria melhora emprego e renda
Compartilhe esse post:

Comentários