Indústria paulista gera novas vagas em setembro, mas deve encerrar 2018 em baixa
Texto: Redação Revista Anamaco
A indústria paulista gerou 500 vagas de emprego em setembro (0,01%). O resultado, na série sem ajuste sazonal, mostra estabilidade no saldo de vagas pelo terceiro mês consecutivo. Apesar de ser pouco expressivo, esse número é superior à média histórica para o período entre 2014 e 2017, anos em que foram encerrados, em média, cerca de nove mil postos de trabalho. Com esse resultado, no acumulado do ano, o saldo do emprego na indústria do Estado de São Paulo segue positivo em 13,5 mil vagas, alta de 0,62%.
Já com o ajuste sazonal, o resultado para o mês registra leve recuo de 0,06% e desacelerou 0,40% no fechamento do terceiro trimestre. Os dados de Nível de Emprego do Estado de São Paulo divulgados pela Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp).
José Ricardo Roriz Coelho, segundo vice-presidente da Fiesp explica que os empresários não têm perspectivas de investimentos em razão da indefinição do quadro político, o que deixa o emprego em compasso de espera. Segundo ele, para o encerramento de 2018, a expectativa é de uma baixa de 35 mil postos de trabalho na indústria paulista.
Entre os 22 setores acompanhados pela pesquisa para o mês de setembro, oito ficaram positivos, cinco negativos e nove estáveis.
Foto: Fotolia