Indústria pode ter sinal de início de recuperação da pandemia em maio
Texto: Redação Revista Anamaco
A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) acaba de divulgar a nova edição da sua pesquisa Índice, elaborada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre faturamento na indústria do setor.
Segundo o estudo, em maio, a indústria de material de construção faturou 10,6% mais do que em abril, porém 24,8% a menos em relação a maio de 2019. Com o resultado do mês, no acumulado dos últimos 12 meses, o setor apresenta queda de 5,1%. De janeiro a maio deste ano, o recuo é de 13,3% em relação ao mesmo período de 2019 e sobre abril do ano passado, a desaceleração chega a 33,7%.
Rodrigo Navarro, presidente da Abramat, destaca que os dados do Índice refletem os danos causados pela pandemia, que atingiu o País a partir de março. "As previsões apontam para uma retração dos efeitos da pandemia a partir de maio em vários Estados, que iniciaram processos de flexibilização das medidas restritivas, porém ainda há riscos nesse processo e incertezas sobre os impactos negativos na economia neste momento de crise e também no pós-crise"., explica.
O executivo antecipa que a revisão da estimativa de resultado para este ano deverá ser divulgada na edição de julho do Índice Abramat. “Até lá, mais dados oficiais estarão disponíveis sobre os impactos, permitindo à FGV realizar uma estimativa mais precisa, ainda assim sujeita a fortes externalidades”, completa.
Foto: Adobe Stock