Industrial retoma o otimismo
Pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com 1.513 empresas mostra que o Índice de Confiança do Empresário Industrial apresentou recuperação no início do terceiro trimestre, voltando aos níveis anteriores à crise econômica. O indicador passou de 49,4 pontos para 58,2 pontos entre abril e julho. Um índice acima de 50 pontos indica que a maioria dos empresários está confiante em relação ao cenário econômico. Números abaixo desse valor indicam falta de confiança.
Além de ficar pela primeira vez neste ano acima de 50 pontos, a confiança dos empresários apresentou crescimento também em relação ao mesmo período de 2008, quando estava em 58,1 pontos. Até abril, apenas os grandes empresários estavam confiantes em relação ao desempenho econômico. Agora, o indicador está positivo também nos segmentos de menor porte.
Nas grandes empresas, o índice passou de 51,8 pontos em abril para 59,4 pontos em julho. Nas empresas médias, cresceu de 48,8 pontos para 58,5 pontos. Entre os pequenos empresários, de 46,8 pontos para 56,2 pontos.
O indicador da CNI também mede as expectativas em relação ao futuro e a percepção da situação atual. O índice da situação atual passou de 33,2 pontos para 47,2 pontos entre abril e julho. Já o indicar sobre a situação futura - para os próximos seis meses - subiu de 57,6 pontos para 63,6 pontos, o que mostra expectativa de melhora. Nos dois casos, os empresários estão mais confiantes em relação às suas próprias empresas do que com a situação geral da economia brasileira.