Indústrias de matcon reforçam compromisso com a sustentabilidade - Revista Anamaco

Respeito ao meio ambiente

Indústrias de matcon reforçam compromisso com a sustentabilidade

Texto: Redação Revista Anamaco

Em celebração ao Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, indústrias de material de construção reafirmam seus compromissos com a sustentabilidade. Para marcar a data, a ArcelorMittal destaca programas voltados para uma produção com baixa emissão de carbono, eficiência energética, uso racional de recursos naturais e preservação da biodiversidade.
Guilherme Abreu, gerente-geral de Sustentabilidade da ArcelorMittal Brasil, lembra que, ao longo dos anos, a empresa vem aprimorando sua gestão ambiental e investindo em projetos inovadores capazes de contribuir com um futuro mais sustentável.  
Segundo ele, para demonstrar seu compromisso com a aceleração do progresso da descarbonização, o Grupo foi pioneiro no setor ao lançar a meta global de ser carbono neutro até 2050 e, como passo intermediário, reduzir em 25% suas emissões específicas até 2030. Nesse sentido, além de investir na inovação e no desenvolvimento de produtos em favor da descarbonização da cadeia, foi estabelecido um roteiro, que se desdobra em planos diretores nos 15 países de atuação do Grupo.
No Brasil, por exemplo, o Plano Diretor de CO2 definiu estratégias e metas focadas em cinco vertentes: transformação da produção de aço, eficiência energética, incremento do uso de sucata, energia limpa e compensação das emissões residuais. “A ArcelorMittal é líder global e o maior produtor de aço no Brasil e, por isso, considera sua responsabilidade fazer parte dos esforços do setor e da solução para que sejamos carbono neutro até 2050”, afirma.
Entre as iniciativas sustentáveis, Abreu comenta que algumas das unidades da empresa atingiram índice de recirculação de água acima de 98%. O gerente explica que a unidade de Tubarão (ES) é um exemplo de eficiência e inovação. “Atualmente, é a maior planta de aço da empresa e possui a menor dependência da captação de água doce do Brasil: 96% da água utilizada em seus processos vem do mar.  A unidade opera a maior planta de dessalinização de água do mar do País, capaz de produzir até 500m³/h de água industrial e possui poços para captação de água subterrânea”, pontua.
Outra iniciativa para estimular tanto a redução do uso, quanto o consumo consciente e o manejo dos recursos hídricos foi a adoção de um Plano Diretor de Águas em todas as unidades. O plano diretor executa programas que monitoram o consumo, buscam fontes alternativas de abastecimento, maximizam a recirculação e asseguram que o volume devolvido ao ambiente seja de qualidade. 
Além disso, estabelece a estratégia em curto, médio e longo prazos para garantir a disponibilidade de recursos hídricos para as atividades da empresa, visando simultaneamente a mitigação de impactos ambientais externos com a adoção de iniciativas para disponibilizar o maior volume possível do recurso para a sociedade.

Práticas ecológicas

Como parte de seu compromisso contínuo com a preservação ambiental, a Soprano conta com iniciativas que visam minimizar impactos negativos e promover práticas ecológicas em todas as suas operações. De acordo com a empresa, são adotadas práticas rigorosas de reciclagem e destinação correta dos resíduos, assegurando que materiais sejam reutilizados ou descartados de forma ambientalmente responsável.
O tratamento e o reuso dos efluentes na unidade da galvânica são outras medidas que contribuem para a conservação dos recursos hídricos e a redução da poluição. Essa gestão permite um monitoramento constante e a implementação de medidas para reduzir o consumo de água e energia, demonstrando um compromisso sólido com a eficiência energética. 
Além disso, a Soprano realiza um controle eficaz das emissões atmosféricas, gerenciando cuidadosamente seus processos internos e o transporte de mercadorias. A busca por matérias-primas e insumos mais sustentáveis também é uma prioridade para a companhia. Essa abordagem promove a sustentabilidade e reforça a responsabilidade da empresa com o meio ambiente. A conscientização dos funcionários e prestadores de serviço é um aspecto fundamental deste compromisso, com campanhas educativas e treinamentos contínuos que garantem a integração de práticas sustentáveis em todas as atividades.
Além disso, a Soprano possui o selo Eureciclo, que certifica que as embalagens utilizadas são corretamente recicladas em parceria com cooperativas e centrais de triagem privadas, garantindo a sua compensação ambiental.

Atuação responsável

Com o propósito de atuar de forma responsável, alinhada às comunidades vizinhas de suas operações, respeitando o meio ambiente e inovando para produzir um alumínio cada vez mais verde, a Hydro realiza um dos maiores investimentos do setor no Brasil em tecnologias para tornar sua atuação em toda a cadeia de valor mais sustentável: são mais de R$ 8,8 bilhões anunciados desde 2022 no País, direcionados para soluções inovadoras em descarbonização, reflorestamento, economia circular, produção e consumo de energias renováveis, entre outros. “A companhia possui meta global de reduzir em 30% as emissões de CO2 até 2030 e neutralizar as emissões de carbono até 2050. Neste sentido, as operações do Brasil têm papel estratégico”, destaca Anderson Baranov, CEO da Norsk Hydro Brasil. 
Carlos Neves, vice-presidente de Operações de Bauxita e Alumina da Hydro, destaca a importância das ações voltadas para clima e meio ambiente implementadas pela companhia. “A meta da Hydro é produzir um alumínio cada vez mais verde. Por isso, atuamos em diferentes frentes para aumentar nossa eficiência de forma sustentável. Estamos mudando nossa matriz energética, adotando novas técnicas para impulsionar ainda mais o reflorestamento das nossas áreas e apoiando pesquisas sobre a biodiversidade na Amazônia. E não vamos parar por aí, pois temos um compromisso com o planeta e as gerações futuras”, garante.
Entre as iniciativas, como parte de sua estratégia de descarbonização, a Hydro está alinhada à tendência do transporte elétrico. Tanto a Hydro Paragominas, quanto a Hydro Alunorte, adquiriram 10 carros elétricos cada uma em substituição a veículos movidos a combustíveis fósseis. Essa troca corresponde a uma redução de cerca de 239 mil toneladas de CO2 por ano, o equivalente a 3.320 árvores plantadas em cinco anos. A Hydro Paragominas também adquiriu dois caminhões SANY SKT90E, 100% elétricos. Comparado com o modelo 8x4 utilizado, cada veículo elétrico representa a redução de cerca de 190 toneladas de CO2 por ano.
A adoção de práticas verdes tem sido cada vez difundida em diversos segmentos produtivos da sociedade, em especial no setor de construção. Além da preservação de recursos naturais e do respeito ao meio ambiente, as iniciativas adotadas podem contribuir para o crescimento sustentável dos negócios e a melhora do desempenho das suas operações.

Enfrentando os desafios

A Amanco Wavin, por sua vez, vem reforçando em sua estratégia iniciativas que ajudam a empresa a desempenhar um papel ativo na resolução de desafios relacionados à sustentabilidade. Para tanto, adota práticas, que abrangem seus processos produtivos e sua participação em iniciativas sociais, que impactam a comunidade e os negócios.
A atuação é em várias frentes e companhia cita alguns exemplos. De olho na eficiência energética realiza ações voltadas para reduzir a pegada ambiental nas operações, que têm apresentado resultados positivos. De acordo com a empresa, as unidades fabris no Brasil apresentam 75% de eficiência energética, graças ao uso de iluminação LED e todas as plantas contam com certificados internacionais de energia renovável (I-RECs) que atestam o uso de fontes de energia limpa.
Com relação aos resíduos das fábricas, as operações do Brasil têm status de aterro zero desde 2022, evitando que cerca de 90% dos resíduos gerados pelas seis unidades fabris da Amanco Wavin sejam incinerados ou descartados em aterros sanitários. Somente em 2023 das 5.106 toneladas de resíduos gerados, mais de 5.000 toneladas (98%) foram enviadas para destinos diferentes de aterros.

Fotos: Nitro Imagens e Divulgação

Indústrias de matcon reforçam compromisso com a sustentabilidade
Compartilhe esse post:

Comentários