Indústrias de tintas fazem estudos e revelam as cores do ano para 2022 - Revista Anamaco

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Indústrias de tintas fazem estudos e revelam as cores do ano para 2022

Texto: Redação Revista Anamaco

Com a proximidade do fim do ano e a tradicional reforma da casas para as festas natalinas e de réveillon, os fabricantes de tintas desenvolvem novidades e apresentam as tendências de cores. Para 2022, as tonalidades começam a ser reveladas.
A Suvinil acaba de apresentar o seu estudo anual. Batizado de Suvinil Revela 2022, assinado pelo consultor de cores da marca Michell Lott, convida os brasileiros de todas as regiões do País a fazer uma imersão nos sentimentos que atravessam a todos neste momento que vivemos. Expectativa e ansiedade se misturam diante de uma possível reabertura do mundo que se aproxima depois de quase dois anos marcados por uma pandemia.
Diante disso, a partir de uma pesquisa de comportamento e de tendências nacionais e globais, apresenta diversos caminhos que interpretam, em estéticas e cores, as diversas formas como as pessoas reagem aos acontecimentos de agora. Com foco nos sentimentos individuais e coletivos, o estudo da marca de tintas elege Eclipse - um tom de verde fresco como a grama nova - como a cor do ano 2022. Incluindo a cor principal, os três grandes temas Mundo Ideal, Mundo Surreal e Mundo Digital trazem 45 tonalidades que formam a paleta de cores do estudo que representa os sentimentos do próximo ano.
Lott explica que a pesquisa de 2022 apontou diversos comportamentos fora da curva. “Viemos de um ano atípico e, com a aproximação da liberação pós-pandemia, o sentimento é de reinauguração do mundo. Há uma euforia no ar. Por isso, a maior parte das referências que usamos vem do mundo imaginário", explica o consultor de cores da marca.
Sylvia Gracia, coordenadora de Marketing - Cor e Conteúdo na Suvinil, reforça que o estudo de tendências nos guia para um novo momento. “Após um período de transformação intensa, estamos prontos para novas possibilidades e queremos nos sentir livres - em nossas casas, em nossas mentes e em nossos dispositivos. A cor do ano simboliza esse momento em que nos preparamos para viver novas experiências e traz, nesse tom de verde vivo, fresco e ácido, mas ao mesmo tempo aconchegante, a energia que precisamos para entrar numa nova aventura", explica.
A Sherwin- Williams também dá as boas-vindas aos recomeços com a Neblina Perene SW 9130. De acordo com Patrícia Fecci, gerente de Marketing para serviços de Cor & Design da empresa, a cor - um verde nutritivo com fundo acinzentado sofisticado - inaugura uma nova era de tons médios nostálgicos, após anos de tons neutros frios e tons de joias ousados. “Neblina Perene é um banho de cor sofisticado para espaços que desejam um tom sutil, mas impressionante. Ela nos inspira a recomeçar e é uma ótima escolha para interiores e exteriores modernos”, reforça a gerente, acrescentando que a tonalidade suave faz parte da paleta Modo do Colormix 2022, que envolve criatividade, propósito e descoberta.
O verde também é a aposta da PPG para 2022. Disponível no catálogo da Tintas Renner, a cor Olive Sprig é um verde acinzentado que, segundo o fabricante, representa a cura, regeneração e resiliência pós-pandemia.
Após um estudo multidisciplinar, coordenado pela consultoria de tendências Tendere, a tonalidade Creme de Papaia foi eleita a cor do ano 2022 pela Tintas Eucatex. Também com vistas a um novo ciclo, é inspirada nos horários em que o sol nasce e se põe, revelando o espetáculo de luzes e suas nuances coloridas, que vão do tom púrpura ao amarelo ouro intenso, passando por lilases e azuis rosáceos e, inquestionavelmente, o laranja, que em seu espectro mais claro traz essa ideia de calor, acolhimento, delicadeza e energia.
De acordo com a empresa, Creme de Papaia remete ao universo doce de uma sobremesa tropical e fala, diretamente, sobre nós, brasileiros, de nossa sofisticação e afetividade. Uma cor que simboliza a força dos desejos guardados durante a pandemia e a esperança de um novo ciclo. Tem em sua base a energia do amarelo, a afetividade do vermelho e a calma dos leves traços de azul. No sentido psicológico, estimula o afeto e a comunicação, pois é acolhedora e inclusiva.
Para chegar a esse resultado, o estudo conduzido por Patrícia Sant’Anna, fundadora e CVO (Chief Visionary Officer) da Tendere, dividiu os brasileiros em quatro grupos de gosto, criando paletas específicas para cada um e analisando as mensagens que convergem com as necessidades da sociedade neste futuro próximo.
Argemiro Sanches, gerente de Marketing da Tintas Eucatex, frisa que a cor de 2022 é um desdobramento do ano anterior. “O consumidor ficou bastante tempo em casa e, agora, pensa este espaço de maneira diferente, como lugar seguro, de convívio com a família, trabalho e estudo, e que passou por adaptações que irão perdurar. Aos poucos, a casa volta a se abrir, simbolizando o despertar para um novo ciclo com bastante alegria e vivacidade, que é a proposta de Creme de Papaia”, explica Sanches.
Pensando no acolhimento, a Lukscolor apresenta o tom LKS 0018 - Macau como “Cor do Ano de 2022”. A tonalidade suave de lavanda, de acordo com Deise Melo, designer de Cores da empresa, sinaliza o bem-estar físico e mental, a cura, renovação e evoca o futuro, simbolizando o encontro entre a linha do horizonte e o céu. 
A designer destaca que o tom lilás é uma cor inclusiva, que transita com tranquilidade por uma série de paletas, e funciona nos mais diversos ambientes, dos quartos de descanso às fachadas.Os últimos acontecimentos, incluindo a pandemia, impactaram diretamente a maneira de encarar os espaços, sejam públicos ou privados, e sinalizaram a importância de criar ambientes mais acolhedores e tranquilos. A cor proposta pela Lukscolor vai de encontro a esse movimento, de cura, de busca de novos horizontes ao mesmo tempo em que estamos mais voltados para nós mesmos”, explica Deise.
A cor LKS 0018 - Macau pode ser encontrada no sistema Luksystem e preparada em uma série de produtos diferentes do portfólio da marca, estando disponível tanto para ambientes internos quanto externos.

Foto: Adobe Stock

 

 

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