Iniciativa deverá criar primeira casa de alvenaria sustentável do Brasil
Texto: Redação Revista Anamaco
Uma iniciativa da Paulo Cardoso Comunicações, em parceria com empresas de arquitetura, de produção de madeira tratada, painéis de madeira, energia solar, de sustentabilidade, decoração e construção civil, vai transformar um imóvel, entre os municípios de Jundiaí e Franco da Rocha, na Grande São Paulo, na primeira casa de alvenaria sustentável do Brasil. A obra faz parte do projeto intitulado “My Wood Home” e deverá utilizar madeira de reflorestamento, além de água de reuso, entre outras soluções verdes.
O projeto é da Scali Wood+Arch, que reformará uma casa, que possui cerca de 400 m² de área construída, que passará a ter 450 m². O projeto prevê seis suítes, um espaço em conceito aberto com cozinha, sala de jantar e sala de tv, um deck, área gourmet, solarium, um lago, um escritório, uma lavanderia e uma adega, distribuídos entre pisos inferior, térreo e superior. “Vamos fazer um retrofit, que é a modernização dessa casa, da década de 1990. O projeto prevê uma construção híbrida, mesclando estruturas de madeira com vedações diversas. Um dos nossos objetivos é mostrar o quanto a madeira é prática, barata, confortável e sustentável”, afirma Silvia Scali, arquiteta responsável pelo projeto.
Segundo levantamento do Green Building, entre 2019 e 2021, o número de projetos com esta preocupação ambiental cresceu 22% no Brasil. O instituto aponta que o Brasil já é o quinto país do mundo com mais construções no padrão ESG (sigla, em inglês, para práticas ambientais, sociais e de governança).
A ideia é que tanto o projeto de modernização quanto o imóvel sirvam de modelo para a construção civil brasileira, para as empresas parceiras do projeto poderem usar o espaço como um showroom e, principalmente, para que sejam realizados workshops para estudantes de arquitetura e engenharia civil.
Silvio Lima, especialista em madeiras e gerente da unidade industrial da Montana Química, uma das parceiras do projeto, avalia que, atualmente, todas as empresas precisam adotar um olhar mais atento para as práticas de ESG. “A construção civil brasileira é exemplo de segmento que caminha na direção de projetos mais sustentáveis. Temos certeza de que essa iniciativa ajudará o mercado a entender, ainda mais, a importância da madeira nos projetos”, afirma.
A parceria incluirá ajudar no tratamento e preservação da madeira de eucalipto roliço das estruturas, dos decks, das portas, das janelas e dos pisos. Por fim, a empresa também oferecerá as texturas e soluções de seu catálogo.
Foto: ScaliWood+Arch/Divulgação