Inovação e crescimento - Revista Anamaco

Prêmio Anamaco 2021

Inovação e crescimento

PADO
CLASSIFICAÇÃO NO PRÊMIO ANAMACO 2021

1º LUGAR - MASTER
Segmento: Cadeados

1º LUGAR - GRANDE CLIENTES
Segmento: Fechaduras em Geral

Texto: Redação Revista Anamaco
Fotos: Divulgação 

Com um volume de produção diário de cinco milhões de componentes, a Pado passou por um momento inesperado em 2020. Devido à pandemia, pela primeira vez na sua história, a empresa ficou 15 dias com a indústria em férias coletivas e sem produção.
Embora as operações fabris tenham sido paralisadas, Luccas Pacheco, gerente Nacional de Vendas da Pado, conta que a companhia continuou operando e atendendo às demandas dos clientes. O executivo lembra que, a partir de maio, quando o setor de material de construção foi considerado essencial, o mercado  começou a retomar em grande velocidade. “Devido a toda nossa capilaridade de mercado, produção e logística, conseguimos atender a toda a demanda”, garante Pacheco.
O gerente diz que a Pado permaneceu focada na inovação e no lançamento de produtos, desenvolvendo peças com tecnologia, com foco na qualidade, manteve o market share em cadeados (superior a 70%), ganhou participação em fechaduras mecânicas, qualificou a equipe, aumentou a força de vendas, ampliou o mix no varejo, prospectou novos clientes e se aproximou dos antigos e investiu em atendimento e logística. “Encerramos o ano com crescimento acima do esperado em vendas e faturamento sobre 2019”, ressalta. 
Excluindo a crise sanitária, Pacheco classifica 2020 como positivo e destaca alguns fatores como a presença no salão principal da Expo Revestir, realizada em março, na capital paulista, a criação do Centro de Inovação e Tecnologia (Padotec), que tem como objetivo desenvolver tecnologia nacional, e a aquisição da primeira startup incubada, a Hausenn, focada na área de automação residencial e predial.
O gerente comenta que o maior desafio da Pado como indústria transformadora é abastecer o revendedor com o maior número de informação sobre os produtos para que a venda seja efetivada. Consciente disso, os treinamentos são constantes e realizados por meio da equipe de vendas da empresa.
Além disso, investe em visual merchandising direcionado autoexplicativo sobre os produtos e, principalmente, na proximidade com os lojistas e consumidores, sendo através das lojas físicas ou canais on-line.


Pacheco comenta que a Pado criou seu próprio estúdio, com intuito de ganhar velocidade na comunicação com os clientes. “Conseguimos ministrar treinamentos on-line em alta qualidade para qualquer canto do País. Uma das vantagens do estúdio é proporcionar material personalizado aos clientes e conseguir auxiliá-los neste período de transformação digital”, explica.
O executivo garante que a companhia busca, diariamente, evoluir os processos e incorporar novas tecnologias e metodologias para gerar mais eficiência e produtividade. Nesse sentido, está implantando, juntamente com a Siemens, o Product Lifecycle Management (PLM), que consiste em um conjunto de soluções, que se utiliza de ferramentas de tecnologia da informação para criar uma espécie de banco de dados colaborativo, que permite gerenciar todo o processo do ciclo de vida de qualquer produto. Paralelamente, adquiriu novas máquinas, aumentou a quantidade de docas e infraestrutura e investiu em outros softwares de gestão.
No primeiro semestre, Pacheco diz que a Pado continuou investindo no Salesforce - o mais conhecido CRM do mundo -, e na área de pós-vendas, por meio da Central de Atendimento Pado (CAP). Segundo ele, através do Zendesk, o fabricante possui, atualmente, a melhor nota do ReclameAqui do segmento: 9,8.
A companhia intensificou a utilização de novas tecnologias e processos para se aproximar dos clientes, lançou, recentemente, um canal de vendas B2B - lojista.pado.com.br - em que o cliente pode adquirir os produtos, diretamente, do site.
Para divulgar o novo posicionamento estratégico da Pado, de se tornar uma empresa com todos os produtos para segurança para casa e para o comércio, a companhia fechou patrocínio com o Londrina EC, participante da Série B do Campeonato Brasileiro, e também  em alguns jogos nas eliminatórias da Copa do Mundo e da Série A do Campeonato Brasileiro. 
Outro ponto importante destacado pelo executivo é o início da implantação do planejamento ESG (environmental, social and governance). “Estamos adotando o ESG para sistematizar nossas boas práticas que demostram o comprometimento em ter uma operação mais sustentável, tanto em termos  ambientais, quanto sociais e de governança”, enfatiza.

CONFIRA A EDIÇÃO COMPLETA COM TODOS OS RESULTADOS DO PRÊMIO ANAMACO 2021

 

PROCESSOS EFICIENTES
Pado busca evoluir os processos e incorporar novas tecnologias e metodologias para gerar mais eficiência e produtividade

 

 

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