Por Claudio Conz

Inspiração para 2025

 
CLAUDIO CONZ, presidente Executivo da FBM - Fundação Brasileira de Marketing 

Encerramos o ano de 2024, como previsto, com crescimento. As vendas anuais (faturamento) estiveram 5,5% maiores, enquanto os preços tiveram reajustes, basicamente no último trimestre do ano, na média de 4%. Claro que não estão nestes dados os movimentos feitos em dezembro por conta da alta do dólar, que deverá se refletir a partir de janeiro/fevereiro deste ano.
No volume físico, os resultados foram melhores, chegando a crescer 8% sobre 2023. Em dezembro, as vendas ficaram estáveis em relação a novembro, não apresentando nenhuma alteração. Os dados seguem sinalizando que 2025 também será um ano de crescimento, porém invertendo; ou seja, o faturamento deverá crescer 7% e o volume físico ficará abaixo de 4%.

O mercado de trabalho, assim como a construção de casas novas e as reformas, continuam sendo nossos principais vetores para as análises.

MERCADO DE TRABALHO
Apresentou resultados positivos, com a taxa de desemprego caindo para 6,1% em novembro, o menor índice desde 2012. O aumento recorde de empregos, tanto no setor público quanto no privado, resultou em um nível de ocupação de 58,8% da população em idade de trabalhar. Durante um trimestre, 1,386 milhão de pessoas conseguiram emprego, reflexo da expansão do PIB e do consumo das famílias.

CASAS NOVAS
Impulsionado pelo programa "Minha Casa Minha Vida", devem ser entregues cerca de um milhão de novas residências.

REFORMAS
Crescimento estável no quesito da manutenção das mais de 70 milhões de unidades existentes. A clara migração de casas para apartamentos aumenta a demanda por necessárias adaptações. Por outro lado, as perspectivas econômicas para 2025 estão cercadas de incertezas, tanto no Brasil quanto no cenário internacional. Juros mais altos, crescimento da inadimplência e dólar descolado da inflação.

INICIATIVAS INSPIRADORAS
Em 2025, o setor de material de construção se encontra em uma posição estratégica para não apenas fornecer produtos essenciais, mas também para desempenhar um papel vital na melhoria da vida de seus clientes e comunidades. A construção de relacionamentos sólidos com os clientes será fundamental, permitindo uma compreensão mais profunda de suas necessidades.
Além disso, incentivar hábitos saudáveis entre a equipe e os clientes pode aumentar a produtividade e a satisfação no ambiente de trabalho. A educação e o conhecimento são ferramentas poderosas que podem capacitar tanto clientes quanto funcionários. Oferecer workshops sobre o uso eficiente de materiais de construção promove um consumo mais consciente e seguro.
A sustentabilidade, por sua vez, se torna uma necessidade, e a adoção de práticas ecológicas ajuda a atender a uma demanda crescente por produtos responsáveis. O engajamento em ações de responsabilidade social também é crucial, fortalecendo o vínculo entre o comércio e a comunidade. Participar de projetos locais contribui para o desenvolvimento social e econômico, criando um ciclo de benefícios mútuos.

Em 2025, o comércio de material de construção têm a oportunidade de ir além das vendas e contribuir significativamente para a sociedade. 

Imagine que você está acostumado a dirigir um sedã comum a 90 km/h e, de repente, pega um Lamborghini em uma pista onde todos estão a 300 km/h.
Essa será a nossa desafiante realidade este ano. Essa mudança simboliza as transformações que podemos enfrentar ao iniciar um novo ciclo na vida, como um novo ano. Embora dirigir um carro tão rápido exija habilidade e coragem, também traz oportunidades emocionantes.
Com prática e determinação, você pode dominar essa nova jornada e fazer de 2025 um ano excepcional.

Feliz 2025 !

Inspiração para 2025
Compartilhe esse post:

Comentários