Instituto LafargeHolcim certifica turma de Pedreiro de Alvenaria no RJ
Texto: Redação Revista Anamaco
O Instituto LafargeHolcim, responsável por administrar o investimento social da companhia, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cordeiro, Firjan Senai Sesi e BrasilNet, finalizou, neste mês de julho, a capacitação técnica profissionalizante gratuita de Pedreiro de Alvenaria.
A iniciativa aconteceu em Cordeiro, município localizado na Região Serrana do Rio de Janeiro, e teve como objetivo apoiar o desenvolvimento econômico social local, alinhado ao compromisso da companhia com o fortalecimento das comunidades do entorno, estímulo ao empreendedorismo e à geração de renda. O curso foi concluído por 14 moradores de Cantagalo, Cordeiro e Macuco, sendo cinco mulheres e uma pessoa com deficiência.
Tatiana Brasil Nogueira, coordenadora de Responsabilidade Social Corporativa da LafargeHolcim, lembra que o projeto faz parte de um conjunto de iniciativas que reforçam o compromisso da empresa em apoiar as comunidades do entorno de suas unidades. “Nesta turma, tivemos a grata surpresa de receber um expressivo número de mulheres, além de uma pessoa com deficiência. Isso demonstra que estamos quebrando paradigmas em relação à diversidade no setor”, conta.
Segundo ela, a capacitação técnica de Pedreiro de Alvenaria oferece oportunidade de crescimento profissional para os moradores da região, já que o setor da construção civil tem importante peso na economia brasileira, principalmente no sudeste do País. “Acreditamos que iniciativas como esta impactam positivamente no desenvolvimento local e na geração de empregos e renda”, completa Tatiana.
Gil Mairon da Silva, coordenador Operacional de Educação Profissional do Senai Nova Friburgo, frisa que, mesmo diante dos desafios da pandemia, a parceria foi um sucesso. “Cerca de 100 pessoas participaram do processo seletivo. O mais interessante é que 35% da turma eram mulheres, embora o setor da construção civil ainda seja uma área predominantemente masculina. Além da capacitação técnica em Pedreiro de Alvenaria, pensamos em oferecer suporte para os alunos desenvolverem habilidades interpessoais ao longo da jornada de aprendizado. Por isso, o curso teve um módulo básico, um técnico e um de gestão, desenvolvimento humano e responsabilidade social. Acreditamos que essa combinação criou uma forte base de conhecimento que vai resultar na geração de emprego e, consequentemente, de renda para essas pessoas”, finaliza.
Foto: Divulgação