Instituto Vedacit anuncia apoio ao Fundo Emergencial Volta Por Cima - Revista Anamaco

Ação social

Instituto Vedacit anuncia apoio ao Fundo Emergencial Volta Por Cima

Texto: Redação Revista Anamaco

Para apoiar a sobrevivência dos negócios nas comunidades periféricas - que geram renda, empregos e apoiam a economia na qual estão inseridos - a Articuladora de Negócios de Impacto da Periferia (ANIP) e o Banco Pérola anunciam uma aliança estratégica para conceder crédito com juros zero e acompanhamento a 50 negócios de impacto social.
A ANIP é resultado da parceria entre A Banca, Artemisia e FGVcenn. O fundo emergencial Volta por Cima conduzirá aportes em negócios selecionais com apoio de doações feitas pelo Instituto Vedacit, Potencia Ventures, Fundação ARYMAX, Instituto Humanize, Fundação Tide Setubal, Votorantim Cimentos, Tigre e Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH), Gerdau, Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Instituto C&A, Fundação Telefônica Vivo e INSEAD Alumni Association Brazil.
Com foco na concessão de empréstimos sem juros para cobrir despesas essenciais de negócios com forte atuação nas periferias, e que foram afetados pela crise decorrente do Covid-19, o fundo Volta por Cima conta com doações de pessoas físicas e jurídicas.
Neste primeiro momento, a concessão será restrita a negócios do portfólio de acelerados da ANIP e da Artemisia - que conduzirá a chamada para os potenciais beneficiários - que integram os portfólios que se encaixam no perfil proposto pela iniciativa. O fundo será acolhido pelo Banco Pérola, OSCIP de crédito habilitada pelo Ministério da Justiça para conceder empréstimos.
Maure Pessanha, diretora-Executiva da Artemisia e uma das articuladoras do Volta por Cima, destaca que não é de hoje que os empreendedores de impacto social enxergam as pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e que têm transformado a forma de fazer negócios no Brasil com soluções que visam, justamente, amenizar os problemas enfrentados pelos mais vulneráveis. “Embora não possamos estimar o que vamos vivenciar em breve, acreditamos que esses empreendedores serão cada vez mais necessários para conter a escalada da pobreza e da escassez econômica em um país durante e pós- pandemia”, explica.
Segundo ela, em um momento no qual a inovação social assume uma importância gigantesca, o papel dos investidores e articuladores do ecossistema de negócios de impacto é decisivo. “Por isso, a ANIP se uniu ao Banco Pérola com o objetivo de criar uma solução financeira que permita que esses empreendedores de impacto social continuem as próprias jornadas e possam permanecer como fonte de emprego e renda, gerando impacto e apoiando as economias locais em que atuam”, completa.
A proposta do fundo é apoiar negócios com capacidade de execução e que apresentam risco imediato, de curto e de médio prazos. “Essa avaliação foi fundamental para termos uma fotografia dos efeitos do cenário atual nesse recorte do nosso portfólio, detectando os riscos que acometem os negócios de diferentes setores e modelos”, detalha Maure, acrescentando que os negócios beneficiados pelo fundo na primeira rodada de apoio deverão ser anunciados no mês de maio. Cada negócio receberá R$ 15 mil, que podem ser pagos em até 12 parcelas sem juros, com carência de seis meses. Segundo Maure, à medida que os empréstimos forem pagos, o fundo passa a ter a possibilidade de apoiar, no futuro, novos negócios.
Luis Fernando Guggenberger, executivo de Inovação e Sustentabilidade da Vedacit, afirma que é fundamental garantir com que os empreendedores mantenham seus negócios de pé, evitando com que entrem nas estatísticas de falência e desemprego nos próximos meses, assim como continuem a promover impacto socioambiental. “Nos últimos três anos, realizamos investimentos em programas de aceleração de empreendedores sociais em periferias com a ANIP e em soluções voltadas para as moradias na baixa renda por meio do Lab Habitação. Por isso, um apoio como este é essencial para garantir também com que o legado destas iniciativas permaneça vivo e resistente a crises como essa”, reforça.
O fundo Volta Por Cima capta recursos de pessoas físicas e pessoas jurídicas para ampliar o número de empreendedores beneficiados. Interessados podem acessar o site da iniciativa: https://impactosocial.artemisia.org.br/fundovoltaporcima

Foto: Divulgação/Marco Torelli

 

Instituto Vedacit anuncia apoio ao Fundo Emergencial Volta Por Cima
Compartilhe esse post:

Comentários