Instituto Vedacit apoia empreendedorismo social na plataforma Noon
Texto: Redação Revista Anamaco
A Vedacit, por meio do seu Instituto, é uma das empresas parceiras da plataforma Noon, que estimula uma economia digital mais inclusiva e descentralizada. O objetivo é promover oportunidades de trabalho em um ambiente que integra conhecimento, inovação e renda.
A Noon é uma alternativa para ampliar ganhos monetários e oportunidades pelo empreendedorismo digital, com potencial de impacto socioeconômico. "Usando o modelo de interação das redes sociais e criação de comunidade, estimulamos as pessoas a pensarem em soluções e usarem o máximo de seu capital relacional e criativo, sendo remuneradas por isso. O impacto dessas interações é sentido de maneira muito real pelos relatos que nós recebemos", conta Suzana Pamponet, cofundadora da Noon.
Com a mesma dinâmica de uma rede social, a plataforma conta com ferramentas de projeto e remuneração, estimulando um modelo econômico que conecta marcas, consumidores, ativistas, profissionais, artistas e alunos, fomentando a inteligência coletiva. Os usuários da Noon são remunerados por suas contribuições por meio de uma moeda virtual, que pode ser usada tanto dentro da plataforma como convertida em real e transferida para uma conta bancária tradicional.
Luis Fernando Guggenberger, executivo de Marketing, Inovação e Sustentabilidade da Vedacit, afirma que iniciativas colaborativas como a plataforma são fundamentais para fomentar e apoiar negócios de impacto. “Mais do que investir na criação, a perenidade das atividades depende de uma série de ações de incentivo, como a Noon oferece”, ressalta.
O Instituto Vedacit criou a moeda “Casa”. O objetivo é se aproximar dos clientes e consumidores dando voz para expressarem suas opiniões sobre residência saudável ao responderem às perguntas: Vamos cuidar da saúde da nossa casa? Quais suas dicas para construir ou reformar a casa de forma segura, confiável e também acessível? Para compartilhar as respostas, basta baixar o aplicativo da Noon no celular ou tablet, criar uma conta pessoal, procurar pela Vedacit e enviar a contribuição. “Participar da plataforma nos conecta, ainda mais, com nossos consumidores, por meio do nosso propósito: transformar vidas de milhões de pessoas melhorando as condições de habitação, fazendo da sua casa a nossa causa. Saber o que eles entendem por residência saudável e o que fazem para mantê-la dessa forma são algumas das temáticas que pretendemos movimentar”, conta o executivo.
Além da Vedacit, empresas como Nike, BRK e a Prefeitura de Brotas estão presentes na Noon, gerando impacto positivo e valor por meio de projetos conjuntos. "A Noon é uma Value Tech, ou seja, não queremos vender dados, mas sim gerar valor e beneficiar pessoas e marcas com renda, ideias, aprendizado e oportunidades de negócios por meio da tecnologia. Queremos ir além do modelo de negócios de tecnologia relacionado a e-commerces, fintechs e comercialização de dados e promover a reflexão sobre o verdadeiro propósito das suas interações online, gerando valor principalmente no pilar S do ESG", explica Reinaldo Pamponet, CEO da Noon.
Foto: Adobe Stock