Instituto Vedacit realiza segunda edição do Projeto Innovation Camp em Itatiba
Texto: Redação Revista Anamaco
A segunda edição do projeto Innovation Camp fomenta o interesse dos estudantes para encontrarem soluções inovadoras que respondam aos desafios sociais do mundo real. Desta vez, a iniciativa do Instituto Vedacit, em parceria com a Junior Achievement e a Secretaria de Educação do Município de Itatiba, aconteceu na EMEB Professora Eliete Aparecida Sanfins Fusussi, com os alunos do 8º e 9º ano.
O objetivo da ação é que os participantes aprendam, na prática, como promover melhorias na comunidade onde vivem. “Parcerias como esta são fundamentais para incentivar os jovens a desenvolver habilidades que irão ajudá-los no futuro profissional, seja como empreendedor ou na carreira que escolham seguir”, afirma Luis Fernando Guggenberger, executivo de Marketing, Inovação e Sustentabilidade da Vedacit.
Durante o processo de desenvolvimento das ideias, os alunos foram orientados por colaboradores voluntários da Vedacit e pelos professores da Rede Municipal de ensino. Os participantes aprenderam técnicas de design thinking, matriz CSD, Desk Research, além de incentivar o trabalho em parceria, a tomada de decisão e a resolução de problemas.
A equipe vencedora foi a Disruptivos, que sugeriu a criação de uma plataforma que oferece uma educação profissionalizante de qualidade para quem quer se recolocar ou evoluir profissionalmente. Ao final do aprendizado, o usuário é encaminhado para empresas parceiras da plataforma.
Alessandro Marcelino de Campos, diretor da EMEB, afirma que uma escola que conta com parceiros para garantir o aprendizado dos alunos também alcança um aperfeiçoamento de todos envolvidos no processo de ensino. “Ficou claro no resultado final que o ensino deve ultrapassar o muro da escola, e a Vedacit proporcionou uma reflexão sobre a importância do empreendedorismo na globalização. Precisamos de qualidade no ensino público e durante o Projeto os alunos puderam unir a teoria com a prática e entender os significados das diferentes disciplinas na resolução de problemas pertinentes à sociedade na qual estão inseridos”, pontua.
Foto: Divulgação