Intenção de consumo avança - Revista Anamaco

Pesquisa

Intenção de consumo avança

Texto: Redaçao Revista Anamaco

A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) chega ao penúltimo mês do ano com mais uma alta, +1,3%, com ajuste sazonal, alcançando 89,0 pontos em novembro. A proximidade das festas natalinas e da Black Friday, que este ano acontece junto da Copa do Mundo, injetou ânimo nos consumidores. Na análise da entidade, a inflação mais moderada nos últimos meses, a geração de vagas de trabalho formal e as maiores transferências de renda na reta final de 2022 também explicam o novo aumento da intenção de consumir das famílias.
De acordo com o estudo, a avaliação dos consumidores sobre a renda melhorou em novembro (+1,0%), e o indicador manteve-se acima dos 100 pontos (103,8) pelo segundo mês, na zona de avaliação positiva, o que não ocorria desde março de 2020. O nível de consumo atual também se destacou com altas expressivas tanto no mês quanto no ano e, embora o índice ainda esteja abaixo dos 100 pontos, é o maior desde abril de 2020.
A pesquisa mostra que, com a chegada do mês da Black Friday, os consumidores consideram que o momento para aquisição de bens duráveis é melhor, já que a data se firmou no calendário do varejo com o foco na venda de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pela internet. Mesmo assim, com os juros no maior nível desde o início de 2018, o crescimento do indicador não foi suficiente para recuperar as quedas consecutivas, registradas desde o início da pandemia de Covid-19.
O levantamento aponta que, mais sensíveis às variações da inflação, as famílias com até 10 salários mínimos (SM) de renda novamente apontaram o maior aumento da intenção de consumir, tanto na comparação mensal quanto na anual, embora o indicador para este grupo ainda esteja no quadrante negativo (85,5 pontos). A intenção de consumo avançou menos para as famílias com mais de 10 SM, mas o índice em 106,1 pontos revela maior satisfação deste grupo do que entre os consumidores de menor renda.

Foto: Adobe Stock

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