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Intenção de consumo das famílias atinge o maior patamar desde abril de 2015

Dados apurados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) mostram que, em fevereiro, o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) chegou aos 94,3 pontos, o maior patamar desde abril de 2015. Em comparação a janeiro, o indicador teve alta de 5,5%, o maior avanço mensal desde dezembro de 2012. Em relação ao mesmo período do ano passado, a elevação foi ainda mais expressiva: 21,5%.
Pelo terceiro mês seguido, todos os sete itens que compõem o ICF cresceram na comparação mensal. O destaque ficou por conta do quesito Renda atual, que apresentou o maior ganho em pontos, passando de 98,5 pontos em janeiro para 104,9 pontos. As altas mensais foram de 6,5%, em comparação a janeiro, e de 23,7%, no contraponto anual.
A última vez que esse critério ficou acima dos 100 pontos foi em maio de 2015. Houve um aumento de oito pontos porcentuais, de 25% para 33%, dos paulistanos que disseram que a renda de sua família está melhor do que há um ano.
Os outros dois itens que estão no patamar de satisfação são: Emprego Atual com elevação de 4,8%, ao atingir 112,4 pontos em fevereiro. Além de mais seguros no cargo em que ocupam no momento, os paulistanos (55%) também projetam um cenário de mais oportunidades para o responsável pelo domicílio nos próximos seis meses, e Perspectiva Profissional, que subiu 4,4%, chegando aos 116,8 pontos e posicionando-se como o item de melhor avaliação do ICF no mês.
De acordo com a assessoria econômica da entidade, o crescimento da satisfação com a renda e com o emprego é crucial para que haja disponibilidade de aumento do consumo. E os paulistanos continuam, cada vez mais, deixando de ser cautelosos nos seus gastos. O Nível de consumo atual registrou alta de 6% na comparação mensal, atingindo os 63,8 pontos. Apesar do avanço é o item com a avaliação mais baixa do ICF no mês: 51% dos entrevistados afirmaram que estão consumindo menos do que há um ano, enquanto em fevereiro do ano passado esse porcentual era de 60%.
O item Perspectiva de consumo seguiu a mesma tendência e passou dos 91,9 pontos em janeiro para os 96,5 pontos em fevereiro, alta de 5% e na comparação anual, a variação foi de quase 40%. Por enquanto, são 31% que disseram que devem consumir mais nos próximos meses e 35% que devem diminuir. Há um ano essa relação estava em 22% e 52%, respectivamente.
Segundo análise da Federação, os paulistanos parecem ter aproveitado as oportunidades que surgiram com as liquidações de início de ano, principalmente em relação aos bens duráveis. O item Momento para Duráveis avançou 8,4% e chegou aos 74,6 pontos. Na comparação anual, o aumento foi de 31%. Ainda tem uma maioria (59%) que diz que é um mau momento para compras de produtos como TV, carro, geladeira etc. No entanto, em fevereiro do ano passado, esse porcentual estava em 69%.
O quesito Acesso ao Crédito, por sua vez, subiu 4,6%, oitava alta seguida, e chegou a 90,9 pontos. Para 30% dos entrevistados está mais fácil conseguir empréstimo para compras a prazo, e para 39%, mais difícil. No início de 2017, eram 22% que responderam que havia mais facilidade, contra 51%.
Diante dos resultados, a FecomercioSP destaca que essa sequência positiva do ICF, aproximando-se dos 100 pontos, é um termômetro que indica que o setor deve ter um ritmo mais elevado de vendas em 2018, uma vez que a intenção de consumo aumentou quase 22% em um ano.
O ICF é apurado mensalmente pela FecomercioSP e varia de zero a 200 pontos, sendo que abaixo de 100 pontos significa insatisfação e acima de 100, satisfação em relação às condições de consumo.

 

Intenção de consumo das famílias atinge o maior patamar desde abril de 2015
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