Intenção de consumo das famílias aumenta em novembro, apura CNC
Texto: Redação Revista Anamaco
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), alcançou 87,6 pontos em novembro, registrando alta de 1,1% em relação a outubro.
O levantamento mostra que indicador foi puxado pelo crescimento dos componentes Perspectivas de Consumo (+3,4%), Compras a Prazo (+1,2%), Perspectiva Profissional (+1,0%) e Nível de Consumo Atual (+2,5%). Na avaliação da entidade, o aumento deste último indicador pode estar relacionado às expectativas de acréscimo da renda com o recebimento do PIS, pagamento do 13º salário, estabilidade de preços, recuperação da economia e compras para o Natal.
Na comparação com novembro de 2017, o índice aumentou 9,2%, com destaque para as percepções quanto ao Nível de Consumo Atual (+23,9%) e à Perspectiva de Consumo (+12,2%).
A CNC destaca que a última vez que o ICF ficou acima dos 100 pontos, nível considerado de satisfação, foi em abril de 2015 (102,9 pontos). Dos sete subíndices do indicador, Emprego Atual (113,1), Perspectiva Profissional (101,9) e Renda Atual (103,0) são os únicos acima de 100 pontos.
A entidade observa que a conjuntura econômica tem-se revelado mais favorável do que no ano passado. Neste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) deverá crescer 1,5%, enquanto em 2017 aumentou 1,0%. Para 2019 espera-se taxa maior: 2,5%. Em linha, o mercado de trabalho está se recuperando. Essa movimentação deverá continuar nos próximos meses, influenciando positivamente o ICF.
Nesse ambiente, a CNC revisou mais uma vez para cima a previsão de vendas do varejo em 2018 para 4,5%, estimando também em 5,2% as vendas para 2019. Diante de um cenário mais favorável, espera-se que as intenções de consumo continuem crescendo nos próximos meses, de maneira a refletir as expectativas do comportamento esperado para a economia.
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