Intenção de consumo das famílias continua em trajetória de alta, apura CNC
Texto: Redação Revista Anamaco
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), avançou 1,3% em maio, descontados os efeitos sazonais, o que representa o segundo resultado positivo consecutivo e mais intenso do que no mês anterior.
A intenção mais favorável dos consumidores também pode ser observada na análise anual, com a continuação das variações positivas, sendo que em maio houve aceleração em relação à taxa do mês anterior (6,4%), o que não acontecia desde setembro do ano passado.
A pesquisa revela que o destaque na comparação mensal foi o Acesso ao Crédito - ICF, com alta de 2,2%, condizente com um momento de quedas consecutivas da Selic. No mês, 31,4% dos consumidores consideraram mais fácil o acesso ao crédito, o maior percentual desde abril de 2020.
A confirmação da importância do crédito para o consumo das famílias pode ser constatada pelo fato de Momento para compra de duráveis - ICF ter sido o item de maior avanço na análise anual (18,1%). Por serem produtos de grande valor agregado, são mais influenciados pela oscilação do mercado de crédito.
O estudo indica, ainda, que o Emprego Atual - ICF subiu pelo segundo mês seguido (1,2%), mesma tendência da Perspectiva Profissional - ICF (1,1%). No comparativo anual, tanto Emprego Atual - ICF (4,7%) quanto Perspectiva Profissional - ICF (2,1%) permaneceram positivos, mesmo sendo a menor taxa da comparação anual.
O Consumo Atual - ICF, por sua vez, teve o segundo crescimento mais elevado de maio (1,5%). Porém, os consumidores apresentam cautela em seu consumo. Em relação a maio de 2023, a taxa também está positiva (8,2%), contudo apresenta desaceleração desde o início do ano passado. O percentual de famílias que consideram seu nível de consumo menor que em 2023 continuou crescendo (37,1%), mas a maior parte das famílias ainda considera seu consumo inalterado (37,6%).
Com o momento atual favorável, a Perspectiva de Consumo - ICF teve crescimento de 1,1% no mês e de 3,8% no ano, taxa melhor do que a apresentada em abril. Além disso, o indicador encontra-se em patamar satisfatório para os consumidores (105,8 pontos), diferentemente do consumo atual, que ainda está abaixo dos 100 pontos (88,1 pontos).
Outro dado apurado pela pesquisa mostra que a intenção de consumir em maio aumentou em ambas as faixas de renda analisadas, com maior intensidade nas famílias com renda abaixo de 10 salários mínimos (1,4%). As famílias com renda acima de 10 salários mínimos tiveram alta de 0,7%, sendo as principais responsáveis pela melhora da perspectiva profissional (1,6%, contra 0,9% na percepção das famílias de menor renda).
O Acesso ao Crédito - ICF também teve avanço em ambas as rendas; no entanto, de forma mais intensa para as famílias de menor salário (2,3%).
Foto: Adobe Stock