Intenção de consumo das famílias sente impactos do coronavírus e piora em abril
Texto: Redação Revista Anamaco
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) recuou de 99,9 para 95,6 pontos em abril, o menor nível desde novembro de 2019. Em março, o último mês antes do início da crise provocada pelo coronavírus, o indicador chegou a estar apenas um décimo abaixo do nível de satisfação (acima de 100 pontos), em seu melhor resultado desde 2015.
Após o ajuste sazonal, a série apresentou uma queda mensal de 2,5%, após dois meses consecutivos de alta. Em relação a abril de 2019, houve retração de 0,6%, a primeira redução nessa base comparativa desde fevereiro de 2017. Esta foi a primeira pesquisa realizada após o início da pandemia de covid-19 no Brasil. A coleta dos dados ocorreu entre 20 de março e 5 de abril.
José Roberto Tadros, presidente da CNC, destaca que a pesquisa deste mês identificou a preocupação dos brasileiros com os impactos desta crise sem precedentes.
No índice que revela as condições de consumo, o indicador Momento para Duráveis se destacou negativamente, apresentando a maior queda mensal dentre os índices pesquisados (-5,9%), após aumento registrado em março. Na comparação anual, entretanto, houve incremento de 2%. O indicador atingiu 70,6 pontos.
A parcela de consumidores que acredita ser um momento negativo para compras deste tipo de produto atingiu 60,7%, o maior percentual desde novembro de 2019 (61,3%).
O subíndice referente à Perspectiva de Consumo, por sua vez, registrou queda mensal de 5,5%, após dois aumentos seguidos, chegando a 94 pontos - o menor nível desde setembro de 2019 (93,4 pontos) - e retornando a um patamar de insatisfação, abaixo de 100 pontos. No comparativo anual, a queda foi de 4,9%.
A maioria das famílias acredita que vai consumir menos nos próximos três meses (39,5%). Este percentual, o maior desde outubro de 2019 (39,6%), está acima dos 35% registrados em março e dos 35,7% observados em abril do ano passado.
Foto: Adobe Stock