Intenção de consumo das famílias tem melhor resultado desde abril
Texto: Redação Revista Anamaco
A expectativa de consumo dos brasileiros segue em alta neste mês de agosto. No terceiro aumento consecutivo, o indicador Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurado mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), cresceu 2,1%, atingindo 70,2 pontos.
De acordo com o estudo, o resultado é o melhor desde abril deste ano e ficou 6,1% acima do registrado no mesmo período de 2020. O índice, porém, segue abaixo do nível de satisfação (100 pontos), o que acontece desde 2015.
José Roberto Tadros, presidente da CNC, destaca que o indicador se mantém em alta por conta de fatores como o aumento da imunização e perspectiva de melhoria econômica. “De modo geral, a população tem se sentido mais segura para consumir, seja no ato de sair de casa para comprar ou de gastar com a confiança de que vai haver salário no fim do mês”, observa o executivo, acrescentando que é preciso manter todos os cuidados de higiene e prevenção, em especial diante de novas cepas do coronavírus.
O levantamento aponta que todos os subíndices da pesquisa apresentaram resultados positivos no mês, com destaque para o que mede a Perspectiva de Consumo, que cresceu 5,6% na passagem mensal, atingindo 70,7 pontos, melhor resultado desde maio de 2020. O item foi o de maior crescimento em agosto e revelou melhora na percepção dos brasileiros em relação a compras no segundo semestre. O Nível de Consumo Atual também melhorou (3,7%), alcançando 55,2 pontos, o maior patamar desde março deste ano.
A pesquisa mostra, ainda, que a Renda Atual cresceu 1,8% em agosto, continuando a tendência de aumento pelo terceiro mês, enquanto na comparação anual houve crescimento pela primeira vez desde abril de 2020, de 1,2%.
Já o Emprego Atual mostrou uma elevação mensal tímida, de 0,4%. O número absoluto atingido por este item na pesquisa (87,3 pontos), foi o maior no mês e mostra sua força na base da recuperação do consumo.
Foto: Adobe Stock