Intenção de consumo das famílias volta a cair em abril, apura CNC
Texto: Redação Revista Anamaco
A intenção de consumo dos brasileiros voltou a cair em abril. Apurado mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o indicador de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) alcançou o patamar de 70,7 pontos no mês, o menor nível desde novembro de 2020, quando atingiu 69,8 pontos. Com ajuste sazonal, a retração mensal é de 2,5%. De acordo com a pesquisa, este foi o pior mês de abril da série histórica. Em relação ao mesmo período em 2020, houve retração de 26,1%.
Na avaliação de José Roberto Tadros, presidente da CNC, essa redução em abril é resultado do agravamento da pandemia no País, com medidas mais restritivas de circulação, como fechamento do comércio e cidades inteiras em lockdown. “É um momento de oscilação, de grande incerteza. Isso se reflete no orçamento familiar, já que o agravamento da pandemia, somado à lentidão da vacinação, acaba gerando pessimismo e cautela no consumo. Acreditamos que, com a imunização em massa da população, o crescimento econômico será retomado e a confiança vai reagir”, opina Tadros.
Segundo o estudo, a maioria dos entrevistados (33,2%) respondeu que se sente tão segura com seu emprego quanto no ano passado, proporção maior do que no mês anterior (32,7%) e do que em abril de 2020 (27,8%). Por outro lado, a maior parte das famílias (53,3%) demonstrou perspectiva profissional negativa, o maior percentual desde novembro de 2020 (54,5%), enquanto essa parcela foi de 42,5%, em abril do ano passado.
Nos indicadores de renda e consumo, o levantamento mostra que houve queda em relação a março. A maioria das famílias considerou a renda pior do que no ano passado, com percentual de 41,3% ante 40,3% em março. A maior parte das famílias também considera que o nível de consumo em abril foi menor do que no ano passado (59,9%), o maior percentual desde novembro (60,4%), ante 58,0% no mês anterior e 46,9% em abril de 2020. Também aumentou entre os pesquisados a proporção dos que acreditam que comprar a prazo está mais difícil: 41,7%, o maior percentual desde novembro de 2020 (42,2%).
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