Intenção de consumo sobe em julho - Revista Anamaco

Pesquisa

Intenção de consumo sobe em julho

Texto: Redação Revista Anamaco

Dados apurados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostram que a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) alcançou 80,7 pontos em julho, superando os resultados do mesmo mês nos dois anos anteriores. Segundo a pesquisa, o indicador manteve a tendência positiva, com crescimento de 1,2%, apesar da desaceleração nos últimos dois meses.
Todos os componentes da pesquisa avançaram no mês, no entanto a maioria apresentou menor crescimento em relação a junho. O Nível de Consumo Atual foi a exceção, em que o avanço de 2,1% foi maior do que no mês anterior (1,2%). O resultado, de acordo com o estudo, reflete a melhora da percepção de consumo atual pelas famílias que recebem acima de 10 salários mínimos (2,9%), em função de possuírem mais recursos para compras não essenciais e estarem satisfeitas com a renda atual (115,6 pontos).
O levantamento revela que a maior alta no mês foi a Renda Atual, principalmente entre as famílias que recebem até 10 salários mínimos, em que houve o maior avanço (2,6%).
A evolução favorável do emprego fez com que a Perspectiva Profissional alcançasse patamar satisfatório (100,3 pontos), o que não acontecia desde abril de 2020. Também pela primeira vez desde o início da pandemia a maioria dos consumidores apresentou perspectiva positiva para o mercado de trabalho (45,3%).
A Perspectiva de Consumo, por sua vez, registrou o menor crescimento do mês. As famílias com renda abaixo de 10 salários mínimos devem ser as mais cautelosas em suas compras nos próximos meses, considerando a retração mensal do item (-0,1%) para esse grupo.

Foto: Adobe Stock

Intenção de consumo sobe em julho
Compartilhe esse post:

Comentários