InterCement Brasil investe em logística para melhorar a experiência dos motoristas
Texto: Redação Revista Anamaco
Para melhorar o atendimento e a experiência dos cerca de 1.500 motoristas que circulam todos os dias pelas suas fábricas e filiais, a InterCement Brasil desenvolveu e implantou um programa de logística. Batizado de TransformaLog, o projeto envolveu aportes em melhorias operacionais, estruturais, tecnológicas e logísticas. “Isso permitiu que o carregamento de cimento em todas as fábricas da companhia, situadas em nove Estados brasileiros, ganhasse diferenciais em agilidade, bem-estar, conforto e segurança para os seus parceiros”, garante Sérgio Maroco, gerente de Logística da empresa.
Na área de tecnologia e inovação, em parceria com a Trizy, foram implantados sistemas on-line de divulgação de cargas de cimento. Assim, as ofertas diárias são conectadas a diversas transportadoras e motoristas autônomos, com a possibilidade de negociação também on-line. Os novos sistemas abrangem o cadastro de motoristas e o agendamento de carregamento nas fábricas, reduzindo filas e permitindo que motoristas, transportadores e clientes escolham os melhores horários. Possibilitam, também, o rastreamento de cargas via celular e a inclusão de canhotos de entrega das cargas.
Maroco reforça que essas inovações trouxeram diversas vantagens, como ganhos em tarifas de frete mediante o aumento de produtividade de viagens por dia, possibilidade de rastreamento das cargas CIF e roteirização dos trechos das entregas. “Os motoristas passaram a esperar menos tempo para o carregamento, aumentando a produtividade e melhorando o conforto em escolher o seu horário”, destaca.
O gerente acrescenta que, em algumas fábricas, com o sistema de agendamento Trizy, o tempo médio de espera, que vai da apresentação do motorista na unidade para carregamento até o momento em que recebe a nota fiscal e segue viagem, foi reduzido em até 60%.
Já para o setor de infraestrutura e pessoas, o ponto de partida do projeto foi a realização de uma pesquisa ampla para conhecer os hábitos, os anseios e as expectativas dos motoristas que atuam diariamente na empresa.
Como resultado, foram realizadas a revitalização, reforma e criação de espaços dedicados à logística e à expedição nas fábricas da InterCement Brasil localizadas no Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Bahia, para que os motoristas e suas famílias passassem a contar com locais de descanso e lazer, cozinha e espaço kids, entre outros equipamentos. Para as equipes próprias, foram reformadas as expedições, tornando o ambiente mais adequado e prazeroso para o trabalho. “O Transformalog é inovador em todos os seus pilares e teve como base o entendimento de que os motoristas são nossos clientes na expedição, que é a porta de entrada para uma experiência ampla dos valores que a empresa tem”, reforça Maroco.
Luiz Augusto Malinski, CEO da Trizy, frisa que a empresa entende que, 0romovendo eficiência nos processos de carregamento e entregando previsibilidade para a operação, gera impacto positivo para os motoristas. “Na InterCement, implantamos a Trizy TSM para agendamento e o Trizy Cargas, que é nossa ferramenta de contratação, e esperamos evoluir cada vez mais com a parceira, sempre entregando tecnologia e inovação para o projeto”, finaliza Malinski.
Fotos: Divulgação