InterCement desenvolve ações de mitigação dos efeitos da pandemia
Texto: Redação Revista Anamaco
A pandemia de Covid-19 continua desafiando a todos e as empresas têm papel importante na condução de ações para minimizar os impactos das restrições. A InterCement é uma das companhias que vêm reforçando as medidas de prevenção e combate ao coronavírus. Desde o ano passado, são diversas as iniciativas para promover a saúde física e mental de colaboradores, parceiros e comunidades dos locais onde atua.
Uma das estratégias é difundir informações sobre a doença e facilitar o acesso a serviços médicos. Para isso, promoveu palestra on-line e o webinar “Cuidados com a Família em Tempos de Covid-19”, com a médica do trabalho, doutora Daniela Bonesso, com orientações e esclarecimentos sobre formas de contágio.
Em parceria com a SantéCorp, empresa do Grupo Fleury, lançou, ainda, um aplicativo gratuito de telemedicina para o agendamento e realização consultas médicas à distância via videochamadas, que permite compartilhar arquivos e imagens essenciais com os médicos, como receitas e pedidos de exames.
De acordo com a companhia, essas ações juntam-se a outros cuidados, como a reformulação dos cardápios dos refeitórios das fábricas com acompanhamento de nutricionistas para garantir melhor nutrição aos colaboradores e a opção de escolha da modalidade vale-refeição e vale-alimentação para os que contam com o benefício.
A capacitação de seus funcionários foi outra preocupação do fabricante. Em 2020, mais de 20 cursos on-line sobre combustão, processos, segurança, saúde, moagem, entre outros, foram ministrados pelos próprios funcionários da empresa, como parte da Academia InterCement, programa de desenvolvimento profissional para colaboradores do Grupo.
Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), foram realizados cinco cursos on-line para capacitar e ajudar seus clientes a enfrentar o momento. Além disso, disponibilizou por meio do Amigo Construtor, canal de relacionamento com revendedores e profissionais, diversos conteúdos informativos e dicas práticas para manter a segurança em tempos de pandemia.
A companhia também apoiou as lojas de material de construção com a distribuição de material de sinalização, como adesivos para portas, balcões, chão, caixa, espelho dos banheiros, além de máscaras personalizadas e totens para álcool em gel. Com o objetivo de orientar os clientes e funcionários dessas lojas sobre as melhores práticas para evitar a propagação do vírus dentro dos estabelecimentos e visando facilitar o dia a dia desses profissionais, a plataforma disponibilizou conteúdos sobre assuntos do cotidiano, como “Melhores Maneiras de Vender On-line”, “Plataformas para Reuniões On-line com Clientes”, “Tudo sobre o Pix e outras Medidas Financeiras”.
Em conjunto com o Descomplica, uma plataforma on-line de aprendizagem, alunos de todo o Brasil, filhos de seus clientes, e profissionais de obra cadastrados no Amigo Construtor, tiveram apoio para os estudos voltados ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O aspecto social também foi abordado por meio do Instituto InterCement, com a criação de um plano em três fases para mitigar os efeitos sociais da pandemia: respostas humanitárias (até 60 dias); fase de recuperação (até 2 anos) e reconstrução (até 3 anos).
Na primeira etapa do plano, foi desenvolvida a Campanha Ser + Solidário, um movimento coletivo que dá acesso à população em situação de vulnerabilidade a mantimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza, além de itens para reduzir o risco de contaminação (álcool em gel, máscaras), entre outros.
Para os colaboradores que adotaram o home office, a InterCement Brasil, disponibilizou cadeiras de escritório, notebooks, suportes e telas e um guia de “Boas Práticas de Ergonomia”, desenvolvido por especialistas, foi distribuído para melhorar a qualidade de vida no trabalho. Em parceria com a Gympass ofereceu, ainda, descontos em diversas academias espalhadas pelo Brasil, inclusive com treinos on-line. Para engajar a família dos colaboradores, foram enviados crachás do Amiguinho Construtor para as crianças companheiras de home office.
E, para uma pausa no trabalho, 20 clientes da InterCement Brasil tiveram a oportunidade de participar de uma troca de passes com Cafu, ex-jogador do São Paulo Futebol Clube e da Seleção Brasileira. Com o patrocínio da marca Cimento Cauê. O bate-papo virtual foi realizado via Zoom e mediado por Eder Luiz, radialista da Rádio Transamérica.
Foto: Divulgação