Italiana Fassa Bortolo inicia a produção de argamassas e rejuntes em Minas Gerais - Revista Anamaco

Empresas

Italiana Fassa Bortolo inicia a produção de argamassas e rejuntes em Minas Gerais

Texto: Redação Revista Anamaco

A Fassa Bortolo, fabricante de argamassas e rejuntes para a construção civil na Itália, iniciou, em agosto, suas operações industriais no Brasil. A cidade de Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), foi escolhida para sediar a primeira unidade da companhia fora da Europa.
Resultado de um investimento de R$ 150 milhões, a fábrica brasileira tem capacidade de produção de 300 mil toneladas por ano, em um turno de trabalho, de argamassas e rejuntes para aplicações residenciais e industriais. Inicialmente, as vendas serão concentradas no mercado mineiro. “Acredito fortemente nesse projeto, pois fortalece nossa orientação para o desenvolvimento internacio­nal e nos coloca à frente do desafio do crescimento, que sempre nos acompanhou em nosso trabalho”, afirma Paolo Fassa, presidente da multinacional italiana. Nos últimos 15 anos, o executivo vem liderando a expansão da empresa, que hoje possui 18 fábricas e operações em seis países europeus.
Fassa conta que a cidade foi escolhida em função das grandes reservas de calcário de alta qualidade, matéria-prima para a fabricação dos produtos da companhia. A fábrica começou a ser construída em fevereiro de 2020 e ocupa uma área de 50 mil m². “Essa planta tem layout, estrutura e equipamentos iguais aos de outras instalações da Fassa no mundo, garantindo o padrão internacional Fassa Bortolo de qualidade e de sustentabilidade, atendendo à legislação brasileira em termos de emissão de ruídos, emissões de gases e particulados na atmosfera”, garante.
A unidade também abriga os escritórios da área administrativa da empresa no Brasil, um refeitório para empregados, depósito de material pronto, área de guarda dos silos e equipamentos de aplicação industrial e oficina de reparos.
A Fassa Bortolo fechou acordo de parceria com a Arena MRV, do Clube Atlético Mineiro, para ser fornecedor oficial de argamassas e rejuntes para a obra e fornecerá cerca de três mil toneladas de produtos entre setembro deste ano e dezembro de 2022. Em troca, dará seu nome ao centro de experiências criado para recepcionar torcedores que queiram acompanhar o andamento da construção do estádio, poderá usar a marca da Arena MRV em sua comunicação e nas redes sociais, entre outras ações conjuntas.
Fassa comenta que um dos diferenciais da empresa no mercado brasileiro é dirigido à indústria da construção. Em vez de entregar o produto em sacos, o fabricante poderá instalar nos canteiros de obra, se esta for a opção do cliente, silos especiais e um equipamento que permite o bombeamento vertical da argamassa e posterior jateamento sobre superfícies. O sistema, segundo ele, diminui o número de entregas, elimina o descarte das embalagens, preserva o produto, acelera a aplicação e minimiza o desperdício. “Esse é um exemplo do compromisso da empresa com a sustentabilidade”, diz Ivan Aliberti, procurador da Fassa Bortolo e responsável pela gestão organizacional e administrativa da empresa no Brasil.
No varejo, a empresa deverá atuar em Centros de Distribuição e lojas de material de construção. Serão oferecidas, inicialmente, argamassas básicas, colantes e técnicas, uma linha de impermeabilizantes e outra de rejuntes. Em suas diversas especificações, cores e tipos de embalagem, serão mais de 150 produtos diferentes.
Com mais de 300 anos de história, a Fassa Bortolo possui 18 centros de produção na Itália e em Portugal. Possui filiais comerciais na Suíça, na Espanha, na França e na Grã-Bretanha. Ao todo, são mais de 1,3 mil colaboradores. No Brasil, inicialmente, a Fassa Bortolo prevê a contratação de cerca de 80 colaboradores diretos, dos quais 30 na área produtiva.

Foto: Divulgação

 

Italiana Fassa Bortolo inicia a produção de argamassas e rejuntes em Minas Gerais
Compartilhe esse post:

Comentários