Japi realiza investimentos e revela expectativa otimista para o ano
Texto: Redação Revista Anamaco
Investimentos à vista na Japi. A empresa acaba de revelar que está na reta final da construção de um novo galpão logístico, em Jundiaí (SP), que deverá triplicar a capacidade de estoque, passando de quatro mil para 12 mil posições de paletes. São 9.600 m² de área útil, com previsão de finalização das obras no próximo mês de julho.
Joaquim Sartori, diretor Comercial da companhia, explica que a iniciativa deverá permitir mais agilidade na distribuição para os pontos de venda. O executivo destaca que esse é um importante marco para a Japi, pois 2020 foi de desafios impostos pela pandemia. “Passamos por momentos de incertezas nos meses iniciais, como a maioria das empresas, e observamos nossas vendas registrarem queda com o fechamento repentino dos pontos comerciais. Rapidamente, nossa equipe de vendas traçou estratégias focadas na relação custo x benefício, diversidade de produtos e em nossa capilaridade logística para fortalecer toda a rede de fornecedores e o setor", comenta Sartori.
Apesar da crise sanitária, no decorrer do último ano, investimentos foram feitos. Um dos aportes deve como destino a ampliação da fábrica de louças sanitárias, que deverá adicionar maior capacidade de produção com a aquisição de novas máquinas. "Somente o novo forno túnel para queima das louças aumentará em cinco vezes a produção mensal. Implantamos novos turnos em alguns setores produtivos e parte deles passou a operar 24 horas", afirma Adriano Persona Gomes, diretor Industrial da Japi.
Depois do impacto causado pela pandemia, a partir de junho, a empresa começou a sentir a forte demanda nos negócios, o que culminou com o encerramento do ano com crescimento de 30% no volume de vendas, impulsionado pela linha de produtos destinado à jardinagem.
Este ano, com a ampliação da capacidade de produção, a estimativa é crescer 8% sobre o ano anterior. “A aposta é no segmento de jardinagem e louças sanitárias para abrir novos pontos comerciais”, antecipa Sartori.
O otimismo também se faz presente quando o assunto é o mercado externo. Exportando para mais de 30 países, as vendas internacionais registraram aumento de 49% em 2020 e a previsão é de que crescimento de 10% para este ano.
Foto: Divulgação