Jornada de conquistas
Para desenvolver seus produtos, Norton mantém uma equipe diversa, com visão de mercado e próxima aos clientes
COLOCAÇÃO DA EMPRESA NO PRÊMIO ANAMACO 2023 |
Discos Abrasivos de Corte e Desbastes e Lixas - Máster* |
*Máster: empresa foi primeira colocada nas categorias Pulverização e Grandes Clientes
Texto: Redação Revista Anamaco
Fotos: Divulgação
Com ações voltadas para estruturar os planos de negócios e ações de marketing, a Norton tem investido esforços para seguir fortalecendo o “core business”, visando aprimorar sua posição no mercado e oferecer excelência nos produtos.
Camille Harrissart, vice-presidente da Saint-Gobain Abrasivos na América do Sul, explica que, para desenvolver as novidades, a empresa possui uma equipe de Desenvolvimento de Produtos com cerca de 40 pessoas, distribuídas em campo e nas sedes das fábricas, que estão em constante treinamento.
Na análise da executiva, é um time rico e diverso, com visão de mercado, ciência e engenharia de campo, que está próximo aos clientes e focados no desenvolvimento de produtos para entregar a melhor solução, conforme os desafios de aplicação e uso. “Nosso principal objetivo é conhecer nossos consumidores, atender às suas necessidades e às constantes evoluções tecnológicas”, observa.
Consciente da importância do conhecimento e com o objetivo de capacitar os parceiros e aprimorar suas ações de trade marketing, a Norton dispõe de um portfólio com oito cursos gratuitos para revendedores e distribuidores em parceria com a Escola da Loja. Eles são on-line e abordam temas que ajudam no gerenciamento e organização do estoque dos lojistas de forma eficiente. Outros temas como precificação, redução de custos, aumento da lucratividade, aumento das vendas, exposição de produtos e fidelização dos clientes também são abordados com uma linguagem simples e dinâmica.
Ainda pensando no varejista, a empresa conta com diversas estratégias para impulsionar a rotatividade dos produtos nas prateleiras dos pontos de venda. Isso inclui técnicas de exposição eficazes, campanhas direcionadas aos balconistas e aos compradores, o uso de material de merchandising atrativo, investimentos em capacitação e uma equipe de execução dedicada que atua pro ativamente nas lojas.
Outra iniciativa recente, destacada por Camille, é a parceria com o Instituto da Construção, rede de educação profissionalizante na área de construção civil. “O objetivo é seguir estreitando relacionamento com os futuros profissionais”, frisa a executiva.
PARQUES RENOVADOS Entre os investimentos, a empresa reinaugurou dois parques industriais
estratégicos
Sempre empenhada em criar soluções para atender às necessidades do mercado da construção civil, a Norton driblou as adversidades, ainda remanescentes de um período de pandemia, e viveu uma jornada de conquistas em 2022.
No último ano, ao mesmo tempo em que manteve o propósito com a saúde e a segurança da equipe, implementou mudanças nas unidades fabris. A executiva salienta que um marco do ano passado foi a reinauguração de dois parques industriais estratégicos, localizados em Guarulhos (SP) e Lorena, no interior paulista. “Essas instalações possuem capacidade de produção e distribuição significativas, posicionando-nos para atender às crescentes demandas do mercado de forma ágil e eficiente”, garante.
Camille conta que, em 2022, a fábrica em Lorena começou a ter um consumo de energia 15% menor. Paralelamente, o sistema de exaustão passou por um processo de retrofit, para proporcionar maior conforto aos colaboradores, e o novo controle de dosagem automatizado das matérias-primas possibilitou mais confiabilidade e estabilidade e um processo de fusão mais confiável, que deverá entregar grãos de qualidade superior às unidades produtivas da empresa. “A fusão, agora, atua com os mais altos padrões de segurança e conta com a instalação de um novo sistema de detecção e combate automático a incêndios”, completa.
Já na unidade de Guarulhos, um novo maker (máquina usada na fabricação de lixas) foi implantado em agosto de 2022. Além das reinaugurações, em abril do ano passado, a Saint-Gobain Abrasivos iniciou as operações de uma unidade, em Vinhedo (SP), que tem como meta se tornar referência mundial na qualidade de rebolos e superabrasivos. “A ‘Super Abrasivos’ passa a ser uma fábrica inteligente com máquinas integradas a sensores, com mais agilidade entre os processos, melhor fluxo de produção e mais competitiva com custos. O objetivo é aumentar a eficiência operacional, melhorar a qualidade dos produtos e proporcionar as melhores condições de trabalho, segurança, higiene e bem-estar aos colaboradores”, finaliza a executiva.
CAMILLE HARRISSART Nosso principal objetivo é conhecer nossos consumidores, atender às suas necessidades e às constantes evoluções tecnológicas