Juntos Somos Mais aponta crescimento no setor da construção civil em 2022
Texto: Redação Revista Anamaco
Dados divulgados pela Juntos Somos Mais, joint venture da Tigre, Gerdau e Votorantim Cimentos, revelam que o segundo semestre de 2022 tende a ter um desempenho de relativa estabilidade no setor da construção civil, com crescimento, mesmo que sutil, em faturamento e volume.
A pesquisa foi feita em setembro, com os diretores das principais indústrias de insumos para a construção civil, e indica que 57,2% dos executivos projetam leve crescimento em faturamento e 42,9% esperam ligeira alta também em volume para este ano.
De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mede a produção física industrial de insumos típicos da construção civil, indica aceleração no início do segundo semestre e acompanha a tendência percebida pela Juntos Somos Mais.
Ivan Ormenesse, Head de Data Analytics & Intelligence, explica que o crescimento no faturamento capturado tanto pela Juntos Somos Mais como pelo IBGE pode ser explicado pelos movimentos de preços. Dados agregados pela Juntos Somos Mais indicam aumento de 9,8% dos preços para o lojista no acumulado de 12 meses até setembro. Além disso, o Custo Unitário Básico (CUB) da construção cresceu 11,7% até junho e o IPCA-Reparos, categoria do índice de preços que melhor representa material de construção está em 6,14% até agosto. “Apesar da redução nos volumes de vendas das lojas, podemos enxergar o aumento na receita pelo acréscimo de preços, ou seja, pelo processo inflacionário que vem impactando a economia em geral e as cadeias dependentes de commodities dolarizadas em particular”, destaca.
Ainda assim, a indústria vem sendo impulsionada pelo bom desempenho do setor imobiliário. No primeiro semestre, a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) reportou resultados positivos no território nacional para o primeiro semestre, com 2,6% mais lançamentos e 17,9% mais vendas. Já o Secovi-SP, que traz informações sobre lançamentos e vendas de imóveis no Estado de São Paulo, indicou aumento de 6,1% nas unidades vendidas e 4,1% nas unidades lançadas.
Na análise da Juntos Somos Mais, o cenário de alta complexidade em 2022 deve se manter, deixando pouco espaço para grandes avanços em termos de volume de vendas no setor do varejo, enquanto isso a indústria se beneficia do desempenho do ramo imobiliário, que continua lançando e vendendo de forma saudável, apesar das contingências. No cenário atual, a expectativa da Juntos Somos Mais é meses mais estáveis e menos oscilações bruscas como aconteceu em 2020 e 2021.
Foto: Adobe Stock