Juntos Somos Mais e Anamaco lançam novo indicador do varejo da construção - Revista Anamaco

Termômetro JS+ Anamaco

Juntos Somos Mais e Anamaco lançam novo indicador do varejo da construção

Texto: Redação Revista Anamaco

A Juntos Somos Mais, joint venture da Votorantim Cimentos, Tigre e Gerdau, e o Instituto de Pesquisas da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), anunciam o lançamento do Termômetro JS+ Anamaco, novo indicador do varejo da construção elaborado pela vertical de inteligência da empresa. 
O estudo, cuja primeira edição foi publicada hoje - 17 de junho - reúne um conjunto de informações que permite analisar o panorama geral do varejo de material de construção, além de apresentar insights que apoiam a tomada de decisão dos principais atores do setor de construção, como indústrias, varejistas, distribuidores e atacadistas. “Como a Juntos Somos Mais opera o maior e mais abrangente ecossistema do varejo de matcon do País, seu histórico de transações, on-line e off-line, entre indústria e varejo, fornece todas as informações necessárias à elaboração de um dos mais completos mapas de performance e análise de tendências do comércio varejista da construção civil”, afirma Juliana Carsoni, CEO da Juntos Somos Mais.
De acordo com ela, o Termômetro JS+ Anamaco se diferencia de outros índices do mercado por sua cobertura de dados, análise por regiões e indicadores exclusivos. A ferramenta combina dados agregados das transações de indústrias e lojistas de matcon com números da pesquisa Tracking Anamaco, que utiliza a metodologia CATI (Computer Assisted Telephone Interviews) para a coleta das informações. 
Além disso, a medição abrange diversos segmentos de lojas e categorias, como cimento, aço hidráulico, tintas, material elétrico, ferramentas elétricas e manuais, fechaduras, entre outros. Dessa forma, permite mensurar informações como sell-in (vendas do fabricante para o varejista), positivação (quantidade de lojas comprando das indústrias) e variação de preços (comparação do valor dos itens vendidos para as lojas de material de construção).
O estudo também traz comparativos mensais, anuais e dentro do intervalo dos últimos 12 meses, além de discriminar os dados por regiões. ”O novo indicador traz um termômetro de vendas essencial para a economia, uma vez que reflete as tendências e necessidades do mercado. Estamos confiantes de que será um recurso valioso para orientar decisões e promover o crescimento sustentável do setor”, destaca Cassio Tucunduva, presidente da Anamaco.
Em sua primeira edição, o termômetro do varejo da construção civil vai considerar a análise de dados de mais de 21 milhões transações de vendas, em todas as regiões do País, com base em dados dos últimos três anos, além de se basear em entrevistas realizadas mensalmente com mais de 600 lojas do setor. 
Katia Ratnieks, consultora do Instituto de Pesquisas da Anamaco, avalia que, com a publicação de atualizações mensais e edições consolidadas anualmente, a ferramenta deve se firmar como referência para apoiar estudos de mercado, bem como o planejamento estratégico e tático de todos os players do setor. “As informações contidas no Termômetro são fundamentais para, de um lado, a indústria gerenciar suas ofertas e reorganizar prateleiras no ambiente digital, e, do outro, para os lojistas repensarem estratégias e acompanharem os movimentos de mercado na hora de reporem seus estoques”, afirma a consultora. 

Primeira edição da pesquisa mostra cenário otimista

Os números da primeira edição do Termômetro JS+ Anamaco mostram que, em março, 37% dos entrevistados afirmaram que as vendas cresceram em relação a fevereiro, contra 15% que disseram que diminuíram. Em março do ano passado, as percepções de alta foram de 29% e as de queda, 25%.
Na análise por Região, o estudo aponta estabilidade em todo o País. No Centro-Oeste, o percentual dos lojistas que avaliaram o período como estável foi de 44%. Esse desempenho foi seguido por Sudeste (47%) e Sul (48%). Norte e Nordeste tiveram o mesmo percentual de estabilidade (50%).
O Nordeste, por sua vez, foi a região com mais avaliações positivas sobre as vendas em março, com 41% dos entrevistados relatando alta nas vendas. Em seguida, aparecem: Sul (39%), Sudeste (36%), Centro-Oeste (33%) e Norte (30%).
No sentido inverso, o Centro-Oeste foi a Região brasileira que mais sentiu desaceleração nos negócios (24%). Sudeste, Sul, Norte e Nordeste apontaram retração em 17%, 13%, 20% e 9% das lojas, respectivamente.
Quando perguntados sobre as expectativas para os próximos três meses, o cenário é otimista: 71% avaliam que as vendas deverão crescer, enquanto 6% esperam queda nos negócios.
No recorte por tipo de loja, também há um otimismo aparente. Para 61% das revendas de material básico, as vendas deverão aumentar; 56% do varejo de material elétrico também preveem incremento; as lojas de material hidráulico e revestimentos cerâmicos têm 60% dos comerciantes acreditando em alta nas vendas; e 62% das lojas de material de pintura também esperam crescimento.
Já os dados do Sell in (comercialização de produtos de um fabricante para um varejista ou distribuidor) levantados pela Juntos Somos Mais, indica leve recuperação em março, mas segue 22,1% menor do que no ano anterior. O acumulado no primeiro trimestre segue 14,1% menor em relação ao primeiro trimestre de 2023.
Em março, em relação às expectativas sobre as ações do governo nos 12 próximos, predominava o otimismo (51%) dos lojistas, contra 16% que relataram pessimismo.

Para ter acesso gratuito ao Termômetro JS+ Anamaco, basta acessar este link e preencher com as informações cadastrais.

Foto: Adobe Stock

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