Juntos Somos Mais e Tigre viabilizam doação de pias comunitárias no RJ
Texto: Redação Revista Anamaco
Com o objetivo de apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade social no Rio de Janeiro e amenizar os efeitos da pandemia na cidade, a Juntos Somos Mais - ecossistema do varejo da construção civil, que contempla 80 mil varejistas e mais de 20 indústrias do setor - juntou-se à Tigre para viabilizar a doação e instalação de mil pias comunitárias na cidade.
Batizado de Mapa da Pia, o Programa é realizado em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE), o Instituto Insolar, a Engenheiros Sem Fronteiras, a ONU Habitat, dentre outros parceiros multissetoriais, e irá instalar cerca de mil pias comunitárias em locais públicos da cidade, principalmente em áreas mais carentes, para promover uma das medidas mais importantes que diminuem o risco de contaminação pelo coronavírus. Por meio do Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH), a Tigre se encarrega de fornecer os produtos necessários para construção dos chamados PHMs (Pontos de Higienização de Mãos).
O projeto, que começou em julho e tem previsão de conclusão em agosto de 2021, tem como objetivo democratizar o acesso à água, já que, o ato de lavar as mãos previne pelo menos 15 outras doenças de veiculação hídrica além de dificultar a transmissão da Covid-19, segundo dados da Prefeitura do Rio de Janeiro. “É uma parceria para trazer ao Rio novos pontos de higienização comunitária. O investimento em higiene e saneamento se traduz em economia de gastos futuros com saúde pública”, afirma Felipe Hansen, presidente do ICRH e do Conselho de Administração do Grupo Tigre.
Os locais de instalação dos primeiros pontos foram previamente analisados em um trabalho técnico realizado pela Coordenadoria de Gestão da Informação (CGI) da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH). Para isso, um cruzamento de dados foi feito com base em denúncias de aglomeração recebidas pelo portal 1746, em notificações feitas pela Subsecretaria de Proteção Social sobre a população em situação de rua e nas informações sobre bairros com maior incidência e letalidade de Covid-19.
A maior parte dos PHMs será destinada às comunidades urbanas da cidade do Rio de Janeiro. Os Pontos de Higienização Comunitários (PHCs) serão instalados em diferentes comunidades em setores geográficos definidos com base nas recomendações técnicas do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), em comum acordo com a SMASDH e demais parceiros do Projeto, e engajará organizações e lideranças comunitárias na definição dos locais para as instalações dos PHCs. “Com essa ação, a Juntos Somos Mais cumpre seu papel social ao democratizar o que o setor da construção civil tem de melhor, que são soluções capazes de transformar o cotidiano das pessoas. A parceria e colaboração da Tigre e do Instituto Insolar foram fundamentais para a viabilização do projeto e para a prevenção do contágio para milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social”, destaca Antonio Serrano, CEO da Juntos Somos Mais.
O diretor-presidente do Instituto Insolar, Henrique Drumond, reforça a importância da cooperação para que o projeto se tornasse realidade. “Grandes desafios exigem ampla colaboração intersetorial. Neste projeto, a sociedade civil, o governo, o setor privado e o terceiro setor se uniram para, juntos, tirar uma ideia transformadora do papel e beneficiar milhares de cidadãos”, frisa.
Drumond reitera que o projeto foi inspirado nos moradores e nas lideranças comunitárias cariocas que, de forma proativa, colaborativa e criativa agiram prontamente, em diversas frentes, para preservar vidas nas suas comunidades.
Participam, também, da iniciativa a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Conservação (SMIHC), a NEXA RJ, dentre outras organizações de diferentes setores.
Foto: Rhavinne Vaz/Prefeitura do Rio de Janeiro