Killing implementa a Kim, assistente virtual criada com tecnologia de IA
Texto: Redação Revista Anamaco
A Killing S.A Tintas e Adesivos aderiu a uma nova solução de Inteligência Artificial. A KIM, assistente virtual de RH completou um mês de atividade com mais de 300 interações com os colaboradores da empresa. Ela foi desenvolvida a partir de uma sinergia entre as áreas de TI e de Recursos Humanos, que criaram e treinaram a tecnologia com o conhecimento necessário às necessidades, como agilidade e amplo repertório de conteúdo.
Sua estreia é um marco de adoção à IA da Killing e deve ser implantada em outros setores. Reni Lúcia Finger, gerente de Recursos Humanos da companhia, comenta que, um estudo realizado pela consultoria McKinsey revela que, em 2024, 72% das empresas do mundo já tinham alguma solução com esse tipo de tecnologia, um avanço significativo comparado aos 55% em 2023. “Identificamos uma oportunidade de automatizar os esclarecimentos de dúvidas de rotinas diárias e trabalhistas, sem perder o toque pessoal. Em função dessa demanda, surgiu, inicialmente, a ideia de ter um chatbot”, lembra.
Eriberto Siqueira Junior, gerente de Tecnologia da Informação da Killing, conta que, desde o início do ano, a empresa vem participando de eventos em busca de soluções de tecnologia e IA. “Com a IA Generativa, percebemos que seria possível ir muito além de uma alternativa padrão mecanizada e robotizada. Com essa inovação, poderíamos criar uma solução ‘humanizada’”, explica.
Para o desenvolvimento da assistente virtual, feita em parceria com uma empresa especializada de Minas Gerais, foram necessários quatro meses de treinamento até que a Kim fosse oficialmente apresentada aos colegas e começasse suas tarefas. “Ela foi treinada para fazer um atendimento muito humanizado, sendo uma das premissas no seu desenvolvimento. Um dos valores é o jeito Killing de ser e o relacionamento próximo, linguagem simples e o cuidado com as pessoas. Não poderia ser diferente com a Kim. Ela é muito simpática”, garante Reni.
O gerente de TI antecipa que a ideia, agora, é fazer um mapeamento de outras áreas que possam ter aderência. “A IA deverá crescer em alguns setores da empresa, principalmente em apoio à área de Business Intelligence (negócios) e em áreas de atendimento ao cliente”, revela Siqueira Junior.
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