Krona apoia projeto que leva água a famílias de assentamentos agrícolas
Texto: Redação Revista Anamaco
Levar água às pessoas está na essência da Krona e na principal razão da parceria da empresa com o Projeto Águas de Maria, que atende a famílias de assentamentos agrícolas do Vale do Araguaia, na divisa do Tocantins com o Pará. A iniciativa, liderada desde 2021 por quatro amigos paulistanos, trabalha com o modelo do poço coletivo, para viabilizar a vida e a produção no campo, fortalecendo e trazendo a esperança de volta para as comunidades locais, afetadas por longos períodos de estiagem. O primeiro poço perfurado teve vazão de 35.000 litros de água por hora e a primeira caixa d'água de 20 mil litros já foi instalada e contou com a doação de mais de 3,5 km de tubos da Krona.
Tudo começou quando os executivos Marcos Bicudo, Christian Artsen, Fred Fernandes e Guilherme Tiezzi estiveram juntos na Fazenda do Futuro, em julho de 2021, onde conheceram Maria de Jesus dos Santos Borges e sua história como mulher agroempreendedora e moradora de um assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Decidiram, então, investir do próprio bolso para a construção de um poço para atender a trabalhadora e alguns de seus vizinhos.
Apesar da abundância de rios e águas, os assentamentos da região sofrem, a cada ano, com cinco meses de completa estiagem. Boa parte das mais de 600 famílias que vivem em 10 assentamentos acompanha seus poços perfurados no passado secando e impossibilitando a produção agropecuária mesmo em escala familiar.
Os recursos e materiais recebidos pelo Projeto, com apoio da Krona, são destinados à Rural e Natural, uma cooperativa de famílias agro empreendedoras articuladas em rede para produzir de forma integrada e comercializar de forma colaborativa produtos rurais e naturais oriundos de pequenos produtores locais.
Com meta de chegar a 200 famílias com pelo menos 10 poços comunitários, o projeto tem impacto direto em pelo menos quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, trabalho decente e crescimento econômico, inovação e infraestrutura. “Após a volta da água e do amadurecimento do modelo de governança coletiva, daremos início aos projetos de implementação de agro florestas integradas a criação de animais, tudo em nome do bem viver e da harmonia com a natureza”, anuncia Guilherme Tiezzi, empreendedor da Fazenda do Futuro e atual presidente da Cooperativa Rural e Natural.
Gustavo Sousa, diretor Comercial e de Marketing da Krona, frisa que fazer a vida fluir é o que move a Krona e o Projeto Águas de Maria reflete essa visão da empresa. “Ao levar água a quem precisa para produzir e viver melhor, estamos contribuindo, ao lado dos idealizadores do projeto, com um País mais solidário e feliz”, conclui.
Foto: Divulgação