LafargeHolcim aposta em diversidade  no programa Trainee Industrial - Revista Anamaco

Empresas

LafargeHolcim aposta em diversidade  no programa Trainee Industrial

Texto: Redação Revista Anamaco 

Sempre apostando na diversidade como um modelo para desenvolver jovens talentos em suas operações em todo Brasil, o programa Trainee Industrial da LafargeHolcim ofereceu, este ano,  oportunidade para 14 posições em engenharia (mecânica, de minas, química, elétrica e de produção) e conta com 80% das vagas ocupadas por mulheres.
O Programa é focado em formar futuros líderes inspiradores, alinhados à cultura organizacional e valores da companhia, proporcionando formação completa, técnica e comportamental, para os jovens talentos que vão ter a oportunidade de vivenciar todas as etapas da linha de produção do cimento e coprocessamento de resíduos.
Com início em outubro de 2021, o processo foi 100% virtual, contou com 1.707 inscritos em todo o País e priorizou a equidade de gênero e o empoderamento feminino. Hoje, as mulheres já representam mais de 30% dos estudantes das principais universidades públicas brasileiras no campo da engenharia, segundo o último censo nacional.  
Beatriz Rodrigues, Business Partner de Recursos Humanos na LafargeHolcim, explica que a área de Recursos Humanos trabalhou o programa com foco em proporcionar um número equalitário de jovens talentos em termos de raça e gênero entre os finalistas, para que os gestores tivessem em mente a perspectiva da diversidade. “Temos predominância masculina nos cursos de engenharia no Brasil. É muito importante a inclusão de mulheres, para fortalecer a diversidade em nossos grupos de trabalho”, afirma.
Juliana Andrigueto, diretora de RH e Comunicação da empresa, reitera que é uma tendência no planejamento corporativo sempre reforçar a inclusão. “Já tínhamos uma meta de contratar 60% de mulheres para o Trainee Industrial. Procuramos ter sempre os candidatos mais bem avaliados em um mix com a inclusão e o maior equilíbrio de diversidade para o processo seletivo. Nossos jovens talentos proporcionam maior expertise e experiências para nossos negócios, a partir da atuação em nossas operações e projetos”, comenta. 
A jornada de aprendizado desses trainees, que começou em janeiro de 2022, é formada por onboarding personalizado, assessment, workshop, treinamentos, coaching individual, dentre outras ações de desenvolvimentos. Além disso, todos integram o Be Ready Program, programa anual de educação continuada do grupo LafargeHolcim para jovens engenheiros que ingressam na empresa e são orientados por Líderes Mentores com longa experiência na indústria. Esta iniciativa visa ajudar os recém-chegados a terem um crescimento rápido e um programa de carreira estruturado durante 14 meses. 
Ao final, os jovens engenheiros estarão aptos a enfrentar os principais desafios do processo produtivo, bem como compreender e atuar diante dos diferentes cenários e conjunturas de saúde e segurança, meio ambiente, sustentabilidade, qualidade, processos e otimização de custos. 

Foto: Adobe Stock

 

LafargeHolcim aposta em diversidade  no programa Trainee Industrial
Compartilhe esse post:

Comentários