LafargeHolcim moderniza escritório e contempla novas formas de trabalho
Texto: Redação Revista Anamaco
A transformação cultural, em curso na LafargeHolcim Brasil, chegou às instalações físicas da companhia. O novo escritório de São Paulo passou por uma ampla reforma e a meta é proporcionar um ambiente de trabalho mais interativo e menos hierarquizado, fomentando a criatividade e a agilidade na tomada de decisões.
De acordo com Juliana Andrigueto, diretora de Recursos Humanos e Comunicação da empresa, as mudanças foram pensadas, também, para atender o regime híbrido de trabalho, no qual os empregados têm expediente flexível, sendo parte presencial e o restante em home-office. "Tudo isso reflete a cultura que fomentamos na companhia: ágil, colaborativa, não hierarquizada, que não cabia mais na concepção tradicional do escritório antigo. É uma tendência de mercado essa postura mais flexível e é dessa forma que queremos ser vistos”, explica Juliana.
Segundo ela, o bem-estar no ambiente de trabalho gera identidade, conexões e, consequentemente, maior desempenho. “O objetivo é ampliar a convivência, porque o trabalho do dia a dia pode ser realizado por home-office, conforme estamos vendo há mais de um ano", completa.
O escritório conta, agora, com salas mindfulness (mindfulness é a prática da atenção plena) e para lactantes, armários para objetos pessoais, chuveiro e maior área de convivência, com copa e espaços mais descontraídos. As mesas ficaram maiores e ganharam novo formato em ambientes sem paredes, aproximando os gestores de suas equipes. “Foram eliminados os espaços para a diretoria. O conceito é que todos fiquem no mesmo ambiente. Para reservar um posto de trabalho, a Lafarge fará uso de um aplicativo no qual o empregado agenda sua presença, assim como pode reservar sua própria mesa de trabalho e salas de reunião com antecedência”, comenta a diretora.
O sistema híbrido também foi pensado em respeito aos colaboradores de São Paulo que precisam se locomover para chegar ao trabalho. Como 85% dos administrativos dos escritórios seguem em teletrabalho, o revezamento tem por objetivo possibilitar que os empregados mantenham a qualidade de vida, tanto no home-office quanto no escritório.
Fotos: Divulgação